PREACHER – ÀS PORTAS DO INFERNO
Editora: Panini Comics - Edição especial
Autores: Garth Ennis (roteiro), Steve Dillon (desenhos), Pamela Rambo e Patricia Mulvihill (cores) e Glenn Fabry (capas) - HQs originalmente publicadas em Preacher # 51 a # 58 e Preacher - Tall in the Saddle.
Preço: R$ 62,00
Número de páginas: 256
Data de lançamento: Dezembro de 2010
Sinopse
Após ter ajudado a limpar a cidade de Salvation, ter reencontrado sua mãe há muito perdida e sair mentalmente no braço com a entidade conhecida como "Deus", o reverendo Jesse Custer finalmente está pronto para encarar o dano que sua suposta morte e ausência infligiram em sua amada, Tulipa O'Hare.
Mas essa é a parte mais fácil. O complicado será descobrir a verdadeira natureza do homem que ele considera seu melhor amigo: o vampiro irlandês Cassidy.
E quanto mais Jesse descobre sobre seu antigo companheiro de viagem, mais ele entra em contato com o lado negro e sombrio do vampiro. E isso pode colocar a amizade dos dois em xeque.
Ao mesmo tempo, herr Starr e Cara de cu enfrentam seus próprios problemas. E eles não são poucos...
Positivo/Negativo
Parece que a "maldição" de Preacher no Brasil terminará. Depois de passar por Metal Pesado Quadrinhos, Tudo em Quadrinhos, Edições Fractal, Atitude Publicações, Brainstore, Devir e Pixel, sem conseguir chegar ao seu final, a série, ao que tudo indica, será concluída pela Panini em 2011.
Neste segundo álbum lançado pela editora (o primeiro foi Salvação), a saga de Jesse Custer se encaminha para o desfecho.
E Garth Ennis, mais do que prender a atenção do leitor o tempo inteiro, o faz esquecer (ao menos momentaneamente) o principal objetivo de Jesse Custer: ir ao encontro de Deus para um "acerto de contas".
Isso porque o roteirista constrói várias tramas envolventes ao mesmo tempo. Assim, é impossível não querer saber como será o reencontro de Jesse com Tulipa e o vampiro Cassidy; qual será o destino do pobre Cara de cu; e o que acontecerá com Starr e seu Graal.
Ennis faz isso mostrando flashbacks do passado de Tulipa e Cassidy, as investigações de Custer, as maquinações do empresário inescrupuloso do Cara de cu, as tentativas de Starr para matar seu oponente e até coisas mais "banais", como um papo de Amy com o quimicamente castrado Joe, num bar.
Mais do que mudar sempre de "núcleo" em momentos importantes, o autor os amarra por meio de diálogos que servem para as duas cenas; e isso torna a leitura ainda mais prazerosa.
Não bastasse essa competência na construção da história, Ennis ainda distribui momentos de humor corrosivo, como a bronca de Starr numa velhinha que impedia sua passagem na esteira rolante do aeroporto ou as consequências que Jesse Custer causa ao usar seu dom, a palavra de Deus, em participantes que travavam um duelo verborrágico sexista numa rádio.
O desenho de Steve Dillon continua com o problema de os rostos de vários personagens serem muito parecidos, mas funciona perfeitamente na série. Em especial nas cenas em que o sangue jorra, que não são poucas.
A Panini fez um belo trabalho editorial, mas vale uma explicação: o quarto volume, Histórias Antigas, mencionado na listagem da quarta capa não saiu no Brasil em forma de encadernado. Ele compila os especiais O Cavaleiro Altivo e A História de Você-Sabe-Quem e a minissérie Santo dos Assassinos, todos já publicados por aqui por diferentes editoras, mas nunca num livro único.
Falta apenas um álbum para o leitor brasileiro poder ler o final de Preacher. Que a Panini continue o bom trabalho que vem realizando com o selo Vertigo para que isso, enfim, se concretize.
Classificação: