PREACHER - ORGULHO AMERICANO
Título: PREACHER - ORGULHO AMERICANO (Devir
Livraria) - Edição especial
Autores: Garth Ennis (roteiro) e Steve Dillon (desenhos).
Preço: R$ 46,00
Número de páginas: 232
Data de lançamento: Novembro de 2006
Sinopse: Jesse Custer, um jovem pastor marcado pelos dolorosos acontecimentos do passado, perde sua fé e, após receber o dom da palavra divina de uma entidade mística, decide sai à procura de Deus para lhe dizer umas boas verdades.
Em sua companhia estão sua namorada Tulip, extremamente habilidosa com armas, e Cassidy, um vampiro irlandês com cerca de 100 anos.
Neste terceiro encadernado de Preacher pela Devir, Custer vai à França resgatar seu amigo sanguessuga de uma sociedade secreta religiosa conhecida como O Graal, com quem trava uma batalha em que a contagem de corpos é uma árdua tarefa.
Além disso, em alguns momentos de calmaria no topo do prédio Empire State, Cassidy revela sua surpreendente história, dando detalhes sobre sua transformação.
Positivo/Negativo: Preacher é, sem dúvida, o ponto alto da carreira de Garth Ennis, escritor britânico que adquiriu notoriedade após a publicação deste título e hoje recebe polpudas quantias de grandes editoras para assinar roteiros de personagens famosos.
Sempre praticando uma temática mais adulta, com alto teor de violência, sexo e humor negro, Ennis apresenta uma trama intrincada, cheia de reviravoltas e muitas, mas muitas "blasfêmias". Portanto, qualquer mente mais puritana deve manter-se afastada desta série.
Mas o que muitos podem considerar ofensivo, na verdade são críticas bem feitas às instituições religiosas, e não à fé cristã em si.
Este encadernado possui diversos momentos interessantes, como a participação do Santo dos Assassinos, os pormenores da vida de Cassidy e a apresentação dos cabeças do Graal em situações hilárias, no mais puro estilo Garth Ennis. Tudo aliado aos competentes desenhos de Steve Dillon, em perfeita simbiose com o roteiro.
A edição reúne os números 18 a 26 de Preacher e algumas páginas parecem mais "apagadas", possivelmente devido ao escaneamento. E há alguns errinhos de português aqui e ali (como conjugar o verbo ver no condicional como "ver" e não o correto "vir"), mas que não comprometem o todo.
Após este volume, mais uma vez os fãs verão Preacher mudar de casa, já que a Pixel adquiriu os direitos de publicação de toda a linha Vertigo. Fica a esperança de que a editora mantenha a mesma qualidade dos álbuns da Devir, com preços mais em conta. E que venha logo a derradeira saga de Jesse Custer & cia., Álamo, insistentemente inédita por aqui e muito aguardada pelos fãs.
Classificação: