Confins do Universo 138 - Não está no gibi; está nos livros! -
OUÇA
Reviews

PRETO E BRANCO # 3

1 dezembro 2006


Título: PRETO E BRANCO # 3 (Conrad
Editora
) - Edição especial
Autores: Taiyo Matsumoto (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 24,00

Número de páginas: 216

Data de lançamento: 2001

Sinopse: Preto e Branco são irmãos, órfãos e sem-teto. Eles vivem nas ruas da Cidade do Tesouro. São os donos da cidade e podem voar.

Todos os temem e querem seu lugar, desde a Yakuza a grupos rivais e cultos religiosos. Preto e Branco têm a liberdade de cruzar as fronteiras internas da cidade e os limites invisíveis que a tornam mágica.

Preto e Branco se separaram e a Cidade do Tesouro mergulha nas trevas.

Positivo/Negativo: Ao final do segundo
volume
paira uma grande dúvida no ar: seria Preto que protege Branco
ou justamente o contrário?
Preto era representado como o lado forte: o adulto que toma para si todas as responsabilidades. Branco era a criança: frágil, indefesa e ingênua. Esse contraponto foi muito bem explorado por Matsumoto nas edições anteriores e encontra aqui seu grande desfecho.

Amargo, Preto não parece ser capaz de amar ou ter compaixão por nada, exceto quando se trata de Branco. Esse laço com seu irmão era justamente o que o impedia de mergulhar de vez nas trevas.

E por mais que Branco precisasse dos cuidados do irmão, o lado mais frágil era justamente o de Preto, que mal consegue manter a sanidade quando se afasta.

Na mitologia grega, o minotauro representa o preço a se pagar por ir contra a ordem natural das coisas. Matsumoto o evoca para retratar de forma poética a separação dos irmãos e o mergulho de Preto na escuridão dos labirintos de sua mente.

E quando Preto passa dos limites, toda a cidade o acompanha: a violência aumenta, amigos traem amigos e muitas mortes acontecem. Uma delas, de um dos membros da Yakuza, é simplesmente memorável, mas descrevê-la estragaria o prazer da leitura.

Fica clara a relação entre os irmãos e a cidade e qual é o seu grande tesouro, liricamente representado por um singelo pé de maçã que brota em meio a tanta violência, sangue e poluição.

Preto & Branco é um primoroso mangá de vanguarda, com fortes influências ocidentais. Seu enredo ganha força com seu desenvolvimento e tem um final arrebatador. A Conrad foi corajosa ao publicar um material tão diferente por aqui e tratou com o devido respeito tanto a obra quanto o bolso dos leitores.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 540 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA