RADICAL CHIC - 24 HORAS NA VIDA DE UMA MULHER RADICAL E CHIC
Autor: Miguel Paiva (textos e desenhos).
Preço: Gratuito
Número de páginas: 8
Data de lançamento: Novembro de 2006
Sinopse: O dia-a-dia de Radical Chic, a garota moderna e emancipada que representa a mulher do novo milênio.
Positivo/Negativo: Se ninguém nunca ouviu falar de Radical Chic, personagem criada em 1982 pelo cartunista Miguel Paiva, ou gostaria de saber por que ela virou ícone até mesmo das mulheres não afeitas a revistas em quadrinhos, precisa ler este mini-gibi (formato 9,5 x 13,5 cm, todo em papel couché), encartado de brinde na revista feminina Nova # 397 (Editora Abril, novembro de 2006).
Em apenas oito páginas, o leitor é apresentado à rotina diária dessa mulher marcante que sempre esteve à frente do seu tempo.
Do momento em que se acorda bem cedo, no apartamento em que mora sozinha, passando pelo cooper matinal - no qual deixa alguns marmanjos para trás, com a língua de fora - e a ida a um cansativo dia de trabalho como executiva, sem esquecer de dar uma passada na casa de sua mãe para "filar um colo", ela chega ao fim do dia pronta para terminá-lo de vez com uma balada.
Tudo isso sem esquecer de se sentir a "tal" por ser alvo de olhares desejosos dos homens no elevador do escritório ou por estar sendo paquerada pelo professor de um curso profissional.
A bola fora da história curta ficou por conta da colorização em computação gráfica, muito escura e com uso abusivo de texturas.
Para quem quiser encontrar Radical Chic em charges, tiras e histórias de páginas inteiras, seu endereço mais conhecido é a revista Nova, mensalmente nas bancas.
Mas também vale procurar em sebos alguns dos álbuns especiais que a personagem estrelou nas editoras L± e Objetiva. E em 2008, a Ibep - Companhia Editora Nacional lançou o livro Radical Chic - Mulheres que pensam (formato 21,5 x 23,5 cm, 96 páginas coloridas, capa dura, R$ 62,00), com várias estripulias dessa beldade do traço brasileiro.
Classificação: