RANMA 1/2 # 2
Título: RANMA 1/2 # 2 (Editora Animangá) - Revista bimestral
Autores: Rumiko Takahashi (roteiro e arte)
Preço: R$ 3,00
Data de lançamento: Julho de 1998
Sinopse: A família Saotome resolve passar uns tempos na academia Tendo. Durante este período, o Sr. Genma quer que Ranma não pare de estudar.
Chegando no portão do colégio, um batalhão de garotos apaixonados avança literalmente pra cima de Akane, tentando vencê-la, em vão. Surge, então, Tatewaki Kuno, capitão do time de kendô, desafiando Ranma, pensando que ele e Akane (sua grande paixão) têm alguma coisa. O "meio-garoto" teria vencido se não tivesse começado a chover. Aproveitando-se da chuva e da confusão, Ranma teve que fugir para manter seu segredo.
Ao entrar na classe, o professor não perdoa: coloca o casal de castigo no corredor por estarem atrasados. Novamente aparece Kuno, querendo terminar a luta com Ranma, que pula de uma janela sem saber onde daria: uma piscina. O que acontece a seguir, só lendo.
Positivo/Negativo: Percebe-se claramente uma transição de arte gráfica, em relação ao primeiro número, e para melhor. No entanto, de 40 páginas, seis estão com desenhos embaçados.
O ritmo alucinante de narrativa deste mangá diferencia-se muito dos da Conrad e JVC. Ao contrário de Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo, onde os closes, tensões e os clichês são exageradamente colocados, Rumiko consegue usá-los como um complemento do roteiro.
O bom da edição brasileira é que está sendo traduzida da versão americana. Portanto, não encontramos aquelas onomatopéias com letras japonesas, que ficam visualmente estranhas se não forem adaptadas. Principalmente, por não entendermos a idéia do que o autor quis passar usando-as.
Classificação: