Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

Rê Bordosa - Vida e Obra da Porraloca

28 julho 2001

Rê Bordosa - Vida e Obra da PorralocaEditora: Devir Livraria e Jacarandá - Álbum

Autores: Angeli (texto e desenhos)

Preço: R$ 18,00

Data de lançamento: Maio de 2001

Sinopse

De todos os vários tipos criados por Angeli, sem dúvida, a mais marcante ainda é a Rê Bordosa. Este álbum, publicado uma década após sua última aparição (Angeli a "matou" na década de 1980), traz uma coletânea de várias de suas tiras e histórias, publicadas de 1985 a 1987. Ela continua dividida entre a crise dos 30 anos, o eterno desafio de se relacionar com o sexo oposto e a liberdade sexual que a satisfez na década anterior.

A alcoólatra mais famosa do Brasil aparece em tiras clássicas: com o pai e mãe, nos bares, com os eventuais parceiros de cama e curtição. Rê Bordosa, para quem não teve a oportunidade de conhecê-la, era uma típica garota de classe média paulistana, solitária e com traços depressivos, que afogava suas mágoas e frustrações amorosas com muita cerveja, vodka, sexo e cigarro.

Nesses momentos, afundava-se numa velha e suja banheira para sobreviver à ressaca ou avaliar os momentos vividos na noite anterior.

Positivo/Negativo

As tiras da Rê Bordosa, dez anos depois de sua "morte", continuam atualíssimas. Ainda é muito divertido ver a Porraloca às voltas com seus porres, acordando na banheira junto com caras que nem lembra quem são, dialogando com os pais e outras situações escrotas.

Além disso, o álbum reproduz uma entrevista com a personagem, publicada pela primeira vez na revista Chiclete com Banana, em 1987.

A Devir e a Jacarandá fizeram outra belíssima edição. Além da ótima impressão e acabamento, a colorização das tiras também ficou muito boa.

Mas o destaque principal fica para o trabalho de edição em si. A idéia de colocar entre as seqüências de tiras páginas inteiras, num só tom e com um desenho "mais adulto" da personagem deram um charme todo especial à obra.

Classificação

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA