Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

RECRUTA ZERO ANO UM

1 dezembro 2006

Título: RECRUTA ZERO ANO UM (Opera
Graphica
) - Edição especial
Autor: Mort Walker (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 79,00

Número de páginas: 160

Data de lançamento: Outubro de 2006

Sinopse: O primeiro ano das tiras e páginas dominicais, além de matérias sobre o Recruta Zero.

Positivo/Negativo: A Opera Graphica optou de vez pelo segmento de álbuns em quadrinhos com tiragem pequena, edição de luxo, capa dura (com uma belíssima ilustração, diga-se de passagem), formato gigante e preço elevado - enfim, para colecionadores.

A verdade é que a editora tentou, nos últimos anos, colocar os personagens clássicos nas bancas em edições baratas, mas o retorno não deve ter sido o esperado.

A partir daí, passou a investir forte numa linha para os aficionados, aqueles fãs que preferem pagar mais por um produto melhor, com seu personagem ou obra favorita. Pelo volume de lançamentos, tem dado certo.

Chegamos então ao álbum em questão: este volume do Recruta Zero é maravilhoso, imperdível para os fãs do trabalho de Mort Walker e/ou para quem curte o personagem.

Metade da obra se concentra nas tiras diárias, e é possível acompanhar a trajetória do Zero, surgido originalmente como um universitário que, por ocasião da Guerra da Coréia, acaba se alistando. O que era apenas uma promessa, se tornou um sucesso espantoso.

As gags da maioria das tirinhas não tem seu ápice neste primeiro ano. São situações que primam mais pela confusão, muitas no estilo "pastelão". De toda maneira, são ótimas.

Já as páginas dominicais reproduzidas demonstram o domínio invejável que Walker tem do espaço: coloca-se a situação, determina-se o escopo, fecha-se a piada.

Acompanham este álbum textos de Fernando Moretti e Fabio Santoro, que, entre outras curiosidades, revelam até como surgiu o nome Recruta Zero no Brasil.

E vale conferir a contracapa da edição, cujo texto, se colocado contra a luz, forma a cara do Zero ainda universitário! Muito bacana.

O único senão da obra é que, na primeira matéria, foram omitidos diversos artigos do texto.

Fica a espera ansiosa pelo Recruta em seu Ano 2. Quem sabe?

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA