REINADO SOMBRIO # 9
Editora: Panini Comics - Revista mensal
Autores:
Vingadores Sombrios - Matt Fraction (roteiro), Luke Ross (desenhos), Rick Magyar, Mark Pennington e Luke Ross (arte-final);
Thunderbolts - Andy Diggle (roteiro) e Miguel Sepulveda (desenhos).
Preço: R$ 6,50
Número de páginas: 72
Data de lançamento: Setembro de 2010
Sinopse
Vingadores Sombrios - Os X-Men Sombrios enfrentam a X-Force.
Thunderbolts - A equipe vai à caça de Soprano e da Viúva Negra.
Positivo/Negativo
A história de Vingadores Sombrios dá continuidade à saga envolvendo Norman Osborn e sua solução para o problema mutante. O que tinha potencial para render uma ótima história acaba virando um roteiro chato e monótono nas mãos de Matt Fraction.
O desenvolvimento é previsível, refletindo um trabalho preguiçoso e repleto de diálogos muito ruins. A fala de Emma Frost ao revelar um plano de Ciclope é apenas um dos exemplos.
Os desenhos do brasileiro Luke Ross são uma tentativa fracassada de emular o traço de seu conterrâneo Mike Deodato. Não dá pra saber se foi imposição editorial da Marvel, mas o fato é que o resultado seria bem mais agradável se ele adotasse seu próprio estilo.
A trama conclui em X-Men # 106, e não apresenta o menor indício de que pode vir a melhorar.
Thunderbolts mantém o bom nível das últimas edições. O escritor Andy Diggle cria uma interessante trama de espionagem, recheada por empolgantes cenas de luta e perseguição.
O ponto alto é a ótima luta entre o Carrasco e o Senhor X, que serve para ilustrar as gritantes diferenças entre os membros dos Thunderbolts; e o permanente clima de desconfiança entre eles.
Diggle dá a entender que uma equipe com membros tão distintos e com objetivos tão diferentes corre o sério risco de implodir internamente, e é essa a grande sacada do título: a questão não é se os Thunderbolts se destruirão, mas sim quando isso ocorrerá.
O ilustrador Miguel Sepulveda dá conta do recado na primeira parte da HQ, mas, na sequência, falta de capricho na arte: nas páginas 51 e 72, por exemplo, a Viúva Negra e Norman Osborn estão muito mal desenhados - parecem bonecos articulados.
Classificação: