REINO DOS MALDITOS
Título: REINO DOS MALDITOS (Pixel
Media) - Edição especial
Autor: Ian Edginton (roteiro) e D'Israeli (desenhos).
Preço: R$ 32,90
Número de páginas: 128
Data de lançamento: Junho de 2006
Sinopse: Christopher Grahame é o protagonista. Ele começou sua carreira escrevendo historinhas para seus filhos. Um dia, sua mulher enviou um desses trabalhos para uma editora, que gostou e pediu para ver o que mais ele tinha em mãos.
Foi com essa oportunidade que o casal mudou de vida. O escritor passou a ser bastante conhecido no mundo literário infantil.
O tempo passa e as pressões aumentam, até que Grahame começa a ter enxaquecas e desmaios freqüentes. Mas mal sabe ele o que está por vir. Numa de suas crises, o escritor vai parar em Castrovalva, um mundo imaginário que Chris criou quando criança.
No entanto, Castrovalva não é mais como ele havia imaginado: guerras, sangue e destruição dominam tudo. Chris terá que descobrir por que o mundo que criou para ser perfeito está em guerra. E por que parece não mais acordar de um sonho ruim?
Positivo/Negativo: Reino dos Malditos é uma surpreendente história autoral.
Ian Edginton, escritor de diversas HQs da Dark Horse, como Planeta dos Macacos, Star Wars e Xena, e D'Israeli, desenhista de Scarlet Traces e da adaptação de War of the Worlds, são os autores do álbum. Apesar de pouco conhecidos por essas bandas, desenvolvem um excelente trabalho.
A trama, cheia de surpresas e reviravoltas, gira em torno de um homem que volta ao reino imaginário que construiu na infância e tem de confrontar seu lado sombrio.
Pode-se dizer que há nela um tanto de metalinguagem, sobretudo no fundo fantástico para falar sobre histórias mirabolantes, e psicanálise, pois, além disso, o autor explora elementos diversos da personalidade humana sob um prisma psicanalítico muito evidente.
O leitor mais veterano e fã de Sandman certamente achará, no início, semelhanças com a saga Um Jogo de Você, que já está em pré-venda pela
Conrad. Mas os desfechos são bem diferentes.
Reino dos Malditos é uma história adulta densamente recheada de literatura fantástica e psicologia. Tudo isso amarrado soberbamente pelo traço psicodélico de D'Israeli, que favorece demais a narrativa.
A edição da Pixel está caprichada, mais uma vez. No final, há até uma pirada história curta em preto-e-branco de duas páginas dos autores. Contudo, não há as tão interessantes matérias e textos que acompanharam os álbuns de Ladrão da Eternidade e Corto Maltese - A Balada do Mar Salgado, por exemplo.
Por todos esses motivos, Reino dos Malditos vale a pena ser conferido.
Classificação: