REVOLUÇÃO
Título: REVOLUÇÃO (Conrad
Editora) - Edição especial
Autor: Milo Manara (texto e arte).
Preço: R$ 39,90
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Janeiro de 2007
Sinopse: Um novo Robespierre decide iniciar uma nova Revolução Francesa, desta vez, contra a elite de VIPs e celebridades da televisão.
Os julgamentos públicos e a guilhotina são reavivados enquanto bandos invadem estúdios de TV e seqüestram os famosos.
Por engano, os revolucionários acabam pegando Kay, uma dançarina que estava na emissora apenas para fazer um teste.
Positivo/Negativo: Dá para agüentar uma sinopse dessas? Pois bem: a HQ em si é ainda pior. A trama de Revolução é essa bobagem mesmo, uma alucinação maniqueísta de Manara - que poderia até ser uma ironia, uma brincadeira qualquer ou, até mesmo, um cenário para o trepa-trepa das histórias do mestre italiano do erotismo. Mas, se era essa a intenção, a idéia passou longe de se concretizar.
E falta muito, mas muito sexo pra que esse enredo pífio passe batido. De qualquer forma, o final, totalmente abrupto, estraga de vez um roteiro que, pelo visto, nunca teve salvação.
Mas vale dizer que a HQ não é totalmente ruim, não. Afinal, lá estão os desenhos de Manara, suas belíssimas mulheres etc., bem como sua capacidade de fazer uma narrativa brilhante. E é aí que está o grande problema: deixar o autor usar suas habilidades em uma história tão, mas tão tosca, é um desperdício de talento.
A Conrad, neste caso, também não ajuda em nada: faz uma edição com uma belíssima capa dura para uma história de terceira linha - e em preto-e-branco, é bom avisar. No fim das contas, o preço alcança um custo-benefício astronômico.
Parece que, com os bons resultados dos álbuns de Manara, o nome do mestre italiano virou uma mina de ouro para as editoras. Chegou a hora de o leitor tomar cuidado com os caça-níqueis como este.
Classificação: