Rio 2031
Editora: Shockdom – Edição especial
Autores: Giuseppe Andreozzi (roteiro) e Gabriel Picolo (arte e cor), com tradução de Nathália Bariani.
Preço: R$ 55,00
Número de páginas: 64
Data de lançamento: Setembro de 2017
Sinopse
Uma nova guerra fria coloca o mundo em chamas. De uma parte TheNation e, da outra, NewState. Duas superligas compostas por grandes metrópoles. Dois Estados Difusos.
No Rio de Janeiro, onde NewState conquistou o consenso da política local ao desestabilizar a criminalidade organizada, graças à sua segurança automatizada, o quartel-general de controle dos drones está sob ataque.
Os TIMEDs são acionados para controlar a emergência no Rio, enquanto as cartas de um jogo muito maior se revelam, uma a uma.
Positivo/Negativo
A editora italiana Shockdom chegou ao Brasil no final de 2017, trazendo o universo TIMED como seu carro-chefe.
TIMED é um projeto multimídia que engloba um game de realidade aumentada e uma série de quadrinhos produzida por artistas de diversos países. Rio 2031 é a primeira HQ da série, e tem roteiro do italiano Giuseppe Andreozzi, com arte e cores do brasileiro Gabriel Picolo.
O álbum começa com uma página informativa sobre a formação dos Estados Difusos: NewState e TheNation, por empresas multinacionais com concepções diferentes de capitalismo. Com a bifurcação do globo, foi iniciada uma nova guerra fria pelo controle econômico e político, e cada Estado Difuso tem como arma os TIMEDs, seres humanos dotados de habilidades extraordinárias, mas com prazo de validade pré-estabelecido (quando seu poder acaba, o humano morre).
Cada Estado Difuso tem à frente um comandante dos serviços secretos: Milton (NewState) e Max (TheNation), e eles estão no Rio de Janeiro, até então uma metrópole sem filiação concreta, procurando negociar.
Como numa guerra vale tudo, NewState deu o primeiro passo para trazer o Rio pro seu lado ao desestabilizar o crime organizado. Mas TheNation contra-atacou, por debaixo dos panos, distribuindo armamento pesado e exoesqueletos aos membros do crime organizado carioca, que assim passam a enfrentar os TIMEDs de NewState quase de igual pra igual.
Logo NewState vai descobrir que há um dedo de TheNation naquela sujeira, e Milton jogará mais sujo ainda para reverter o placar.
O leitor é apresentado aos TIMEDs de NewState (Mercury, Magick e Ares) e de TheNation (Diana, Titano e Apollo) em ação, com suas respectivas fichas técnicas, as quais informam seus poderes, nacionalidades e prazos de vida.
O conceito dos TIMEDs é bacana, indo um pouco além dos super-heróis convencionais (numa mistura dos deuses gregos com tecnologia de ponta e o prazo de vida limitado dos replicantes de Blade Runner), e a ação flui bem, mas em alguns momentos o traço do Gabriel Picolo fica preguiçoso e certas soluções gráficas não caem tão bem, como a escolha por desenhar o Titano e o Amado com cabelos e barbas parecidos e, num close, o leitor não identifica de primeira quem está falando.
O álbum tem acabamento de luxo, com capa dura e papel couché, fugindo totalmente do padrão dos fumetti e flertando com a BD franco-belga.
Classificação:
.