RONALDINHO GAÚCHO E TURMA DA MÔNICA # 1
Título: RONALDINHO GAÚCHO E TURMA DA MÔNICA # 1 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (roteiros e desenhos).
Preço: R$ 2,90
Número de páginas: 64
Data de lançamento: Janeiro de 2007
Sinopse: Dez histórias e uma tira com Ronaldinho Gaúcho e seus amigos.
Positivo/Negativo: Os leitores amantes do futebol têm aqui um prato cheio de referências e motivos para curtir a reestréia de Ronaldinho Gaúcho nos gibis, agora pela Panini. Mas mesmo quem não gosta do esporte bretão vai se divertir com as histórias desta edição, apesar de o humor estar inteiramente ligado à bola.
Quando Ronaldinho Gaúcho e Turma da Mônica foi cancelado no ano passado pela Globo (devido ao turbulento processo de mudança de editora), deixou os fãs na expectativa de seu retorno o mais rápido possível. Foram apenas três edições, mas o suficiente para marcar sua passagem.
Os saudosistas podem até torcer o nariz com essa afirmação, mas a revista está no caminho certo para preencher a lacuna deixada pela HQ do Pelezinho e fazer história.
É o que pode ser comprovado nesta edição, com aventuras como Gol na trave (não dá para não voltar aos tempos de criança ao ler essa história); Indo atrás do sonho (com uma situação muito comum na vida real, quando os jovens talentos saem de casa cedo para despontar em um time de futebol longe de sua cidade natal); e a excelente A personalidade magnética do Diego, com a participação dos garotos do Bairro do Limoeiro e um estilo bem parecido com o de algumas histórias do Pelezinho.
Na divertida É a Dona Miguelina, em que o Cascão não consegue acertar o nome da mãe de Ronaldinho Gaúcho em nenhum momento, há uma incoerência: é certo que não existe cronologia ou histórias seqüenciadas nos quadrinhos da Turma da Mônica, mas ficou estranho o fato de o menino sujinho e a mãe do pequeno craque de futebol serem apresentados um ao outro naquele momento ("Oi, Ronaldinho, trouxe um amiguinho novo?", perguntou ela), se nas outras edições o Cascão brincou algumas vezes na casa do protagonista e até contracenou com a mãe dele.
O destaque também vai para a bela capa do gibi, com o Ronaldinho Gaúcho em perspectiva com a bola no pé. A ilustração é no mesmo estilo de pintura usada nos desenhos animados da Turma da Mônica e o logotipo do título, em cor fluorescente.
Classificação: