RONALDINHO GAÚCHO E TURMA DA MÔNICA # 1
Título: RONALDINHO GAÚCHO E TURMA DA MÔNICA # 1 (Editora
Globo) - Revista mensal
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (textos e desenhos).
Preço: R$ 2,90
Número de páginas: 64
Data de lançamento: Maio de 2006
Sinopse: Doze histórias (incluindo uma tira) com Ronaldinho Gaúcho, o novo personagem da Turma da Mônica.
Positivo/Negativo: Em meados da década de 1970, o inesquecível Pelezinho, primeiro personagem de Mauricio de Sousa baseado em uma estrela do futebol mundial, debutou em tiras de jornal até estar pronto para estrelar sua própria HQ.
Agora, Ronaldinho Gaúcho, o maior astro do esporte bretão em todo o planeta, na atualidade, também ganha uma versão para os quadrinhos e estréia com força total, chegando logo aos gibis, ao mesmo tempo em que suas tiras começam a ser publicadas mundo afora.
Mas o risco de rejeição dos leitores parece distante. Primeiro porque o novo personagem divide o nome da HQ com a Turma da Mônica (com um suporte desse calibre, o sucesso é quase garantido), além de a galerinha do Bairro do Limoeiro - até o Penadinho! - contracenar com Ronaldinho em praticamente todas as histórias desta edição, incluindo uma aventura-solo do Cascão.
E há que se levar em conta a boa qualidade das aventuras. A primeira, O mundo de Ronaldinho Gaúcho, tem um belo começo, cheio de humor nonsense, principalmente na "aula" de História antiga. No afã de apresentar os novos personagens e mostrar suas características, entretanto, a coisa passa a ficar um pouco forçada e num ritmo acelerado demais. Mas nada para o qual não se possa dar um desconto.
Ainda na história de abertura há uma pequena incoerência. A narração situa Ronaldinho Gaúcho "num pacato bairro, em uma cidade do Sul do Brasil" (há até um quadrinho mostrando um típico gaúcho montado a cavalo). Ora, como pode isso se ele contracena a todo instante com os moradores do Bairro do Limoeiro, fictícia localidade de São Paulo?
O restante das histórias permanece com o intuito de mostrar a personalidade de cada personagem, mas tudo fica bem menos forçado e mais direcionado à trama em si. Destaque para O segredo da chuteira, O desaparecido e Ronaldinho Gaúcho (bem ao estilo das piadas rasteiras da saudosa HQ do Pelezinho).
Quem acompanha os outros títulos mensais da Turma da Mônica, certamente não vai estranhar este. O humor é o mesmo, e a baixinha dentuça e seus amigos também estão por lá. Só resta saber se o craque fará parte de algum plano infalível do Cebolinha.
Ronaldinho Gaúcho e Turma da Mônica pode não ser ainda um dream team dos quadrinhos, mas tem tudo para ir "crescendo durante o campeonato" e marcar época. Vale a pena torcer por isso. Afinal, a lacuna deixada pelo fim de Pelezinho ainda não foi preenchida.
Classificação: