RPG
Editora: Independente – Edição especial
Autores: Pedro D'Apremont e Renata Rinaldi (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 3,00
Número de páginas: 16
Data de lançamento: Junho de 2013
Sinopse
História de um personagem preso em um mundo de videogames, lutando para conseguir uma vida melhor.
Positivo/Negativo
Um dos aspectos interessantes da cultura de quadrinhos brasileiros atual é que muitos autores novatos não ficam parados esperando oportunidades caírem do céu: eles arregaçam as mangas e fazem gibis.
E na produção independente sem a necessidade de um êxito comercial obrigatório, tem-se a oportunidade de ver todo tipo de experimentos narrativos e visuais, como também diversos deslizes naturais de algo feito fora dos circuitos convencionais.
RPG, de Pedro D'Apremont e Renata Rinaldi, é um ótimo exemplo dessa produção. Em um formatinho menor que o pocket, numa impressão quase artesanal, o gibizinho simpático é feito seguindo o método OuBapou, no qual um desenhista faz um quadro e o outro faz o próximo e assim sucessivamente.
Cada autor torce a história para o seu lado, e o resultado é bem interessante.
Na história, um personagem de RPG de games se vê às voltas com todo tipo de situação inusitada, enfrentando ursos nazistas, buracos que levam a cenários aquáticos e até mesmo baladas com sereias.
Há pouquíssimo texto, mas o que tem é em inglês, para emular propriamente a narrativa dos games.
Os dois desenhistas conseguem deixar sua arte bem semelhante, dada a simplicidade da narrativa, mas o roteiro fica bem louco, resultando numa história divertidíssima.
Quem quiser saber mais sobre os autores, pode ver outros trabalhos em suas páginas. Renata Rinaldi tem um tumblr, e Pedro D’Apremont, um blog.
Classificação