Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

RUMO À GUERRA CIVIL

1 dezembro 2007


Título: RUMO À GUERRA CIVIL (Panini
Comics
) - Edição especial

Autores: Novos Vingadores - Illuminati - Brian M. Bendis (roteiro) e Alex Maleev (arte);

O Espetacular Homem-Aranha - J. Michael Straczynski (roteiro), Ron Garney (desenhos da primeira parte) e Tyler Kirkham (desenhos das segunda e terceira partes).

Preço: R$ 8,00

Número de páginas: 112

Data de lançamento: Agosto de 2007

Sinopse: Novos Vingadores - Illuminati - A portas fechadas, sobre extremo sigilo, um grupo de líderes e seres superpoderosos quer manter um controle mais rígido sobre os eventos que acontecem no Universo Marvel.

Mesmo que isso não seja democrático e que entre eles existam dúvidas e intrigas, eles farão o que acham melhor para salvar o mundo.

O Espetacular Homem-Aranha - Tony Stark entrega o novo uniforme de Peter e aproveita para fazer uma proposta de emprego que acaba levando o Homem-Aranha para Washington. Lá, Peter se vê no meio de um debate no Senado sobre uma nova lei de registro de super-humanos e descobre que seus poderes não servem para nada ali.

Contudo, quando o Homem de Titânio ataca, ele pode partir para a costumeira ação. A batalha contra o vilão dá argumentos para Tony Stark lutar contra a lei de registro de super-heróis, mas no mundo da política há muita coisa que o ingênuo Peter Parker ainda não entende.

Positivo/Negativo: Desde que a Guerra Civil começou, a Panini tem seguido algumas estratégias de marketing, no mínimo, duvidosas. Criou um site só para o evento, mas não divulgou o link nas revistas e nem no seu site. Talvez porque, por mais que ele tenha ficado bacana, não estão atualizando nem a sua área de checklist.

Agora, lançaram Rumo à Guerra Civil, que republica histórias que saíram nas revistas mensais e são importantes para entender a saga. É uma atitude louvável, por se preocupar com os leitores que querem apenas ler a minissérie e ficam "boiando" porque tudo está interligado.

Mas a pergunta que fica ao pegar a revista é: se é uma idéia tão boa, por que não está escrito na capa ou, pelo menos em letras miúdas na quarta capa, que as histórias são republicações?

Foi um erro grave da editora. Na quarta capa até está indicado em que revistas as histórias foram publicadas nos Estados Unidos. No entanto, a editora nem sequer se dignou a colocar um aviso em seu site ou em qualquer meio de divulgação.

No fim, por mais a editora diga que está fazendo um favor para o leitor, jamais devolverá o dinheiro para um fã que pegou o título sem folhear na banca e só descobriu depois que pagou duas vezes pela mesma história. Um desrespeito.

Além disso, a editora simplesmente pegou os arquivos do que saiu nas mensais e colocou nesta especial, sem uma revisão. A prova está na aventura do Homem-Aranha, na página 63, onde há um box se referindo a Novos Vingadores - Illuminati: "Veja como foi essa reunião em Novos Vingadores # 39".

Esse box fazia sentido quando a história foi publicada dentro da revista Homem-Aranha, mas, aqui, fica absurdo, pois faz menção a uma HQ presente neste mesmo especial.

Se você quer saber detalhes sobre as histórias em si, leia as resenhas já publicadas aqui no Universo HQ: Os Novos Vingadores # 39 e Homem-Aranha # 64, # 65 e # 66.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA