SANDMAN # 1
Título: SANDMAN # 1 (Editora
Globo) - Revista mensal
Autores: Neil Gaiman (roteiro), Sam Kieth e Mike Dringenberg (desenhos), Robbie Busch (cores) e Dave McKean (capa).
Preço: NCz$ 16,00 (preço da época)
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Novembro de 1989
Sinopse: Prelúdios e Noturnos: O sono dos justos - Rick Burgess faz um ritual para capturar a Morte, mas não é bem isso que consegue.
Positivo/Negativo: Com um Sandman reformulado, ou melhor, recriado, é dado início a uma saga que mudou o rumo dos quadrinhos adultos.
Quem esperava por Wesley Dodds (o Sandman da Era de Ouro), ou então o herói uniformizado da Era de Prata, se decepcionou. Neil Gaiman tratou de dar vida ao primeiro Senhor dos Sonhos na cronologia das histórias em quadrinhos.
A história desta edição começa em 1916 e vai até o fim da década de 1980, para introduzir o novo personagem na antiga identidade.
O suspense é diluído pela história, fazendo as páginas passarem rápidas pelos olhos, ao mesmo tempo que eles reparam vagarosamente nos desenhos góticos, que contém vastos recursos visuais e quadros estilizados, sem deixar o leitor confuso, como ocorre costumeiramente em tramas mais lineares.
A tensão aumenta a cada página, com inúmeros personagens lançados à própria sorte num mar de idéias e sonhos, também não-linares e com grande poder de sedução.
A capa desta edição, como todas as outras 74 que se seguiram, é uma obra-prima de Dave McKean.
Na época, a Globo usou um papel de luxo (que mudaria a partir da oitava edição), que conferiu mais brilho à estréia do título.
O Sandman de Gaiman foi apresentado ao mundo nesta edição, prometendo causar medo. Fez muito mais do que isso, mas este é um assunto para outras resenhas.
Classificação: