Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

SANDMAN - CAPAS NA AREIA # 1

1 dezembro 2001

Capas na Areia

Título: SANDMAN - CAPAS NA AREIA # 1 (Opera Graphica) - Minissérie em duas edições

Autores: Neil Gaiman e Dave McKean (textos) e Dave McKean (ilustrações)

.

Preço: R$ 8,90

Número de páginas: 108

Data de lançamento: Maio de 2003

Sinopse: Coletânea das capas produzidas por Dave McKean para a série mensal Sandman, além de ilustrações relativas ao personagem, textos sobre os bastidores do título e a trama inédita A Última História de Sandman.

Positivo/Negativo: Quando Sandman começou a ser publicado, em 1989, Neil Gaiman introduziu um estilo totalmente novo no mercado de quadrinhos americanos. Na época, o autor pegou um personagem esquecido da DC Comics e criou um outro universo, totalmente novo, cuja única semelhança era o nome.

Para uma proposta ambiciosa como esta, com um teor tão diferente do que vinha sendo publicado, era primordial que os leitores soubessem logo de cara da singularidade do projeto. Para esta tarefa, Dave McKean, antigo colaborador de Gaiman, foi incumbido de produzir as capas do título.

E o resultado foi um sucesso. As ilustrações eram belamente incômodas, passando a idéia de náusea e vertigem, assim como um sonho confuso que costumeiramente temos durante o sono. Sandman é o principal título que a linha Vertigo (cuja tradução é justamente "vertigem") teve nesses dez anos de existência, e ajudou a criar o selo quadrinhos adultos da DC.

Depois de 75 números - e diversos prêmios - a série chegou ao seu final. Mas vários projetos relacionados a Morpheus e seus irmãos são publicados até hoje. E um deles foi Capas na Areia, uma coletânea com todas as capas produzidas por Dave McKean, que finalmente chega ao Brasil.

A Opera Graphica dividiu o álbum em duas edições. Nesse primeiro volume, há ainda uma trama inédita, intitulada A Última História de Sandman, na qual Neil Gaiman mostra aos leitores uma visão muito particular do personagem que criou.

O design da publicação também merece atenção. Foi toda desenvolvida para remeter à idéia das capas e seu tom onírico. Além disso, há textos de Gaiman e McKean sobre o esquema de produção das ilustrações, de onde vinham as idéias, técnicas usadas e casos curiosos, como a vez em que McKean quase se ausentou da série.

Destaque ainda para o incrível preço cobrado: apenas R$ 8,90! A primeira reação é a de ter lido errado. Mas é verdade.

Um pequeno "puxão de orelha" nos textos introdutórios. São comentados vários lançamentos ligados a Sandman, mas não se fala por quais editoras esses materiais saíram no Brasil. É o tipo de informação que enriqueceria os artigos sem prejudicá-los em nada. E um escorregão na página 20, onde é possível ver o texto em inglês ao fundo.

Parabéns para a Opera Graphica, pelo capricho na edição e a decisão de publicar esse material em terras tupiniquins. Sandman - Capas na Areia é indispensável na coleção de qualquer fã de quadrinhos, e uma ótima fonte para ilustradores. Certamente, um dos principais lançamentos de 2003.

Classificação: - Samir Naliato

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA