Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

SARGENTO ROCK - ENTRE A MORTE E O INFERNO

1 dezembro 2006


Título: SARGENTO ROCK - ENTRE A MORTE E O INFERNO (Opera
Graphica
) - Edição especial
Autores: Brian Azzarello (roteiro) e Joe Kubert (desenhos).

Preço: R$ 49,00

Número de páginas: 144

Data de lançamento: Dezembro de 2005

Sinopse: O Sargento Rock e a Companhia Moleza, no ano de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, capturam quatro oficiais alemães nos arredores de uma floresta.

Mas, durante um bombardeio, os oficiais tentam escapar e três deles são sumariamente assassinados, a sangue frio. Rock decide ir até as últimas conseqüências em perseguição daquele que sobreviveu, na tentativa de esclarecer o ocorrido, pois sua conduta moral não admite um matador covarde em meio aos seus soldados.

Positivo/Negativo: O legal da cultura pop é a grande quantidade de material apresentado, em todos os gêneros e gostos, incluindo os quadrinhos. São HQs de terror, humor, infantil, sexo, aventura, drama e guerra.

Justamente sobre este último gênero, é interessante comentar que muita gente avessa a filmes de guerra passou a ter outro entendimento sobre o assunto quando descobriu O Resgate do Soldado Ryan ou a espetacular série Band of Brothers, pois o foco não é mais em personagens heróicos e aventureiros, que combatem o mal. Não! Na guerra, todos perdem.

E é justamente essa a linha adotada neste álbum - inclusive, as películas acima são citadas na contracapa.

Azzarello é um escritor de alto nível, fato mais que comprovado na ótima série 100 Balas e em seus demais trabalhos - à exceção daquilo que escreve para os super-heróis, que curiosamente costuma ficar aquém da sua capacidade.

Falar da arte de Joe Kubert é tarefa das mais complicadas, ou - por que não? - das mais simples. É de dar inveja a capacidade deste veterano desenhista de criar cenários, expressões faciais e mesclar os elementos necessários à trama sem sobrecarregar nem simplificar as imagens como um todo, dado a grande quantidade de elementos que elas apresentam. Tudo é feito na medida certa.

Nesta edição, é apresentado um Sargento Rock tão durão quanto em suas antigas histórias regulares, mas com um diferencial: o leitor entende, nas entrelinhas, qual a motivação para sua personalidade. Ele não pode falhar, nem demonstrar fraquezas: vidas dependem disso.

Os demais coadjuvantes também mostram, dentro de sua aparente coragem - ou covardia -, aquilo que são: homens assustados, com medo da morte e sem outra opção a não ser seguir em frente.

A história original era colorida, mas a Opera optou por publicar em sépia. Apesar disso, o resultado ficou interessante. A edição tem capa dura e formato 19 x 28 cm, com cada capítulo apresentando um breve trecho situando o leitor, acompanhado de arte hachurada na página inteira. Na introdução, um texto de Kubert.

É sempre interessante e perigoso fazer uma releitura de personagens clássicos. Mas, com o traço de Kubert, que tem uma longa relação de trabalho com o Sargento Rock, e nas mãos de Azzarello, esta edição se tornou uma trama bem engendrada e realista. Material de colecionador.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA