SEM COMENTÁRIOS
Título: SEM COMENTÁRIOS (Casa
XXI) - Edição especial
Autores: Allan Sieber (texto e arte).
Preço: R$ 30,00
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Outubro de 2005
Sinopse: Coletânea do blog do cartunista e animador Allan Sieber.
Positivo/Negativo: Allan Sieber, parece, não é um "blogueiro" típico. Ele não tem jeito de que pensa em conceitos básicos da internet, como comunidade, interatividade, adequação de formato e coisas assim. Simplesmente não fecha com o perfil do sujeito.
Mas, na vida real, o site tem tudo isso. E melhor: é totalmente natural, sem forçar a barra. Talvez por isso, meio por acaso, o blog de Allan Sieber é um dos mais bacanas que se tem por aí.
Fazer uma antologia de posts do cartunista é bem mais do que reunir o trabalho do cara - tanto em texto quanto em ilustração e HQs. É que, em suas páginas, Sieber Talks to Himself Show reúne amostras do que muita gente anda fazendo. Mais do que um site pessoal, divulga o que acontece numa turma. E, no caso, uma das mais interessantes dos quadrinhos nacionais.
Nas páginas do livro dá pra ver trabalhos de Fabio Zimbres, Adão Iturrusgarai, Schiavon, Matias Maxx, Arnaldo Branco, Ota, Jaca, MZK, Rafael Sica e André Dahmer. Como dá pra perceber, só a nata. Então: quer comunidade melhor que essa?
E interação? No blog, todo mundo espinafra o cara nos comentários. E ele responde à altura. O que só aumenta o grau de risadas do leitor.
Pra completar, tem o formato adequado, que é um dos grandes lances do livro. Geralmente, transições de blogs para impressos perdem completamente a identidade. Fica parecendo um livrete, às vezes com um ou outro comentário.
Mas Sem Comentários (que, por sinal, inclui alguns comentários) tem um formato de bloco, mais compridinho que um livro normal, com espiral no alto e leitura de páginas espelhadas, ao comprido. Quando uma figura não cabe numa página, fica cortada no fim e recomeça na íntegra em outra, dando o maior clima de que é um site impresso.
O projeto gráfico - a cargo de Olívia Ferreira e Pedro Garavaglia, do estúdio Radiográfico - virou um dos charmes do livro.
Mas, como na internet, não adianta nada ter um monte de coisas bacanas no entorno se o conteúdo não for legal. E Sem Comentários traz aquele humor escrachado e agressivo que é característico de Allan Sieber. Precisa mais?
Classificação: