SHAMAN KING # 30
Título: SHAMAN KING # 30 (Editora
JBC) - Revista quinzenal
Autor: Hiroyuki Takei (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 4,50
Número de páginas: 112
Data de lançamento: Janeiro de 2005
Sinopse: A luta contra o time Icemen continua, e é durante essa batalha que Fausto, Ryu e Yoh mostrarão para todos seus novos poderes.
Que tipo de força que move a equipe escandinava de Pino? Serão eles oponentes perigosos para o pessoal do balneário Funbari?
Positivo/Negativo: Esta mostra aos leitores os novos poderes conseguidos pelos personagens centrais. O grande problema é que o autor resolve explicar muito e mostrar pouco, o que acaba deixando a história cansativa.
Por se tratar de uma luta, é no mínimo estranho que durante metade da peleja os adversários fiquem filosofando sobre seus golpes e objetivos. Essa má dosagem de ação e explicação é, infelizmente, um mal que assola vários mangás.
Um ponto interessante é notar como Yoh, o personagem central da história se parece cada vez mais com Kenshin Himura, de Samurai X. O estilo de vida, a visão do mundo e o jeito de tratar os adversários são praticamente idênticos. Como o Battousai de Nobuhiro Watsuki foi criado antes de Shaman King, fica aquela sensação de déjà vu, cada vez que o jovem xamã abre a boca.
Sem dúvida, o melhor da revista é o visual que Hiroyuki elaborou para os espíritos e seus poderes. Por não ter medo de errar e nem se prender a padrões, o autor faz coisas bem interessantes e bonitas. Bons exemplos são Fausto, sua esposa e o Viking Cardimahide.
Classificação: