SHAMAN KING # 59
Título: SHAMAN KING # 59 (Editora
JBC) - Revista quinzenal
Autores:Hiroyuki Takei (roteiro e arte).
Preço: R$ 4,90
Número de páginas: 104
Data de lançamento: Abril de 2006
Sinopse: Quando forças externas ameaçam a continuação do torneio xamã, todos os competidores formam uma inesperada aliança para combater o inimigo comum.
Positivo/Negativo: Nesta edição, um fantasma comum dos fãs de quadrinhos japoneses volta a assombrar os leitores: o "cansaço artístico" do mangaká visivelmente atrapalha o bom andamento da trama.
Todo artista tem fases menos criativas, no caso dos escritores de quadrinhos nipônicos é evidente quando isso acontece. Devido ao esquema de trabalho estressante - dois autores que comentam o assunto em suas obras são Nobuhiro Watsuki (Samurai X) e Akira Toriyama (Dragon Ball) -, fica difícil de se encontrar um título em que não se note fases menos interessantes.
A própria obra de Takei já apresentou situações semelhantes. Mas esta edição parece ser o melhor exemplo do esgotamento do autor. Os diálogos são débeis, os personagens agem como crianças e a batalha contra forças externas, que poderia ter rendido bons momentos, acaba antes mesmo de começar.
Mesmo os desenhos estão mais relaxados. Não há "closes" onde geralmente Hiroyuki costuma caprichar; os helicópteros, navios e todas as armas utilizadas também não recebem o tratamento merecido.
Se a indústria dos quadrinhos tratasse de maneira mais razoável os seus escritores e desenhistas, talvez eles apresentassem trabalhos melhores com mais freqüência. E isso vale para qualquer lugar do planeta.
Enquanto isso não acontece, edições como esta tornam-se cada vez mais comuns.
Classificação: