SHIN-CHAN # 12
Título: SHIN-CHAN # 12 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autor: Yoshito Usui (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 4,50
Número de páginas: 64
Data de lançamento: Maio de 2005
Sinopse: O volume compila a continuação da série de histórias Chega mais Pitchula! Todo mundo sabe que eu sou Shin-Chan!, que conta pequenas histórias do dia-a-dia imaginativo do encapetado protagonista.
Destaque para sua versão da lenda A Garça Agradecida. Além disso, o volume traz outras duas séries: Uma luta sem trégua, os Girassóis enfrentam as Rosas, que conta a história de um jogo de beisebol entre as crianças da escola de Shin-Chan, e Como é bom ser criança!, que volta ao dia-a-dia do moleque.
Positivo/Negativo: Shin-Chan é um mangá que desembarcou por aqui sem fazer muito alarde. Possivelmente, a Panini trouxe o título para cá apostando que o público infantil que o compraria, embalado pelo desenho animado que era exibido no canal de TV a cabo Fox Kids.
As histórias mesclam um traço infantil com um humor ácido e nonsense, e podem ser apreciadas tanto por adultos quanto por crianças.
O trabalho de edição foi bem feito, sobretudo na questão da linguagem. Diferente da maioria dos mangás que mantém trocadilhos no original e colocam uma nota para explicá-lo, em Shin-Chan optaram por adaptar as falas para o português, mantendo o bom humor das histórias.
Contudo, as vendas de Shin-Chan não foram boas, tanto que esta edição foi a última. Pior: a editora não deu uma nota sequer para informar seus leitores sobre o cancelamento.
Assim, Shin-Chan passou a fazer companhia a Dr. Slump, "interrompido temporariamente" pela Conrad Editora, fazendo com que os leitores jamais saibam como terminou o mangá.
Coincidência ou não, após o boom dos mangás em 2001, apenas séries exclusivamente de humor foram canceladas. Uma pena. Shin-Chan vai deixar saudades pelo nonsense de suas piadas.
Classificação: