Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

(SIC)

1 dezembro 2010

(SIC)

Editora: Conrad Editora

Autor: Orlandeli (roteiro e arte).

Preço: R$ 19,90

Número de páginas: 72

Data de lançamento: Setembro de 2010

 

Sinopse

Vencedor da categoria Tira do 35º Salão de Humor de Piracicaba, Orlandeli vai do cômico ao trágico em sua primeira compilação.

Positivo/Negativo

Personagens que caminham por situações surreais, alguns com problemas de insegurança e outros que mostram sua natureza sem pudores estão em (SIC), reunião de tiras do cartunista Orlandeli.

O autor demonstra muita habilidade não só na construção das histórias, mas também no diálogo das cores que sustentam as tiras, utilizando sempre um vermelho marcante para contrastar no tracejar.

As tiras discorrem do cômico ao dramático, balanceando o tom moralista e crítico. Em qualquer caso, funciona muito bem.

O cotidiano fica evidente em muitos trabalhos, como também um forte uso de referências cinematográficas, passando por Onde vivem os monstros, Nosferatu, Avatar e Kick-Ass.

Por vezes, são os personagens que moldam as tiras, enquanto em outras o cenário é quem as faz refletir.

Não há restrições para a forma com que Orlandeli utiliza quadrinhos em suas tiras. Há desde cenas únicas às séries experimentais com 16 quadros.

Como a arte, os temas também não têm limitações. Dentre os mais próximos da realidade, há retratos da violência em nossa sociedade, solidão, a avareza do ser humano e homens casados que se vestem como mulher.

No campo onírico, há demônios engarrafados, encontros alienígenas e o nascimento embrionário - este, na página 42, uma das tiras mais poéticas.

O livro foi financiado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura de São Paulo, mas sua qualidade dispensaria qualquer lei de incentivo se nosso mercado apostasse mais em autores nacionais.

(SIC) atesta o atual patamar da produção de tiras nacionais e coloca Orlandeli como um dos melhores artistas desse nicho no Brasil.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA