Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

Sidekicks - The Transfer Student

26 abril 2013

Sidekicks - The Transfer StudentEditora: Oni Press - Edição especial

Autores: J. Torres (roteiro), Takeshi Miyazawa (arte) e Arthur Dela Cruz (tons de cinza).

Preço: US$ 8,95

Número de páginas: 104

Data de lançamento: 2002

Sinopse

Terry Highland é uma garota dotada de poderes e habilidades especiais, filha de um ex-parceiro juvenil de super-herói, com um destino brilhante pela frente. E ela é a mais nova estudante transferida para a Shuster Academy, uma escola especial para jovens superpoderosos.

Mas a vida de Terry não será fácil e, em meio à proibição de usar seus poderes na escola, robôs assassinos e mais três adolescentes mascarados em ação, ela terá desafios maiores que os simples exames de fim de ano.

Positivo/Negativo

Dentre todas as mais conhecidas convenções do gênero super-heróis, a presença dos parceiros juvenis pode ser considerada a mais improvável, mas também uma das mais adoráveis.

De fato, heróis adolescentes vêm tornando o universo desses campeões da justiça mais coloridos desde o surgimento do primeiro Robin, e eles evoluíram como conceito ao longo das décadas em títulos como Os Novos Titãs e Justiça Jovem.

Por mais ridícula que seja a ideia de um justiceiro urbano treinando uma criança para ajudá-lo na batalha diária contra o crime, é inegável como os jovens vigilantes uniformizados dialogam com o público dos gibis e permitem um novo olhar sobre suas histórias.

A minissérie Sidekicks, assinada por J. Torres e Takeshi Miyazawa, apresenta uma brincadeira inesperada com o conceito dos parceiros juvenis, a partir de um texto desenvolto e belos desenhos, numa visão inocente e vigorosa da adolescência e dos tempos de colégio.

Este encadernado Sidekicks - The Transfer Student reúne as três edições iniciais do título, publicado originalmente pela Fanboy Entertainment, garantindo passagem direta para um mundo de sonhos e esperança, em que os superpoderes podem não fazer tanta diferença.

J. Torres e Takeshi Miyazawa formam a equipe criativa perfeita para uma série de heróis adolescentes em treinamento, até porque o título passa longe dos tradicionais confrontos com supervilões e das batalhas para salvar o mundo.

Torres brilhou tempos atrás em The Copybook Tales (leia aqui uma resenha do encadernado), e entende como poucos as inseguranças e aspirações da juventude moderna. Ele desenvolve com mestria a protagonista Terry Highland, garota esperta e muito simpática, além de um universo cheio de personalidade para a Shuster Academy.

O foco está nos relacionamentos e nas questões do amadurecimento desses personagens tão especiais, mas tudo construído dentro de uma realidade em que heróis dotados de poderes e habilidades superiores ganham a vida detonando malfeitores e lutando por um mundo melhor.

Diálogos, personalidades e até a forma como os jovens se vestem em Sidekicks demonstram pleno entendimento sobre a faixa etária em questão, deixando para trás muitos seriados televisivos e produções cinematográficas de sucesso.

O cotidiano de Terry e dos estudantes da Shuster Academy é virado do avesso quando surgem três novos vigilantes misteriosos, Pow, Biff e Bam, ignorando todas as regras da escola e deixando as autoridades em polvorosa. Assim, a trama de Sidekicks - The Transfer Student segue uma trilha diferente e carregada de emoções, em que nada é o que parece e uma singela paquera pode alterar seu destino.

Vale elogiar também os desenhos de Takeshi Miyazawa, impressos em preto e branco e com todo o frescor e a força da juventude, conferindo o clima "fofo" à narrativa que pede o texto de J. Torres. Mais que um gibi para quem curte aventuras de super-heróis, esta é uma revista para os apreciadores de histórias sobre a vida, bela e imprevisível.

A ideia de uma escola especial para jovens com superpoderes já foi bem explorada nos quadrinhos e até em mídias distintas, mas Sidekicks prova que um novo ângulo com execução diferenciada ainda pode arrebatar.

Os autores prestam sua homenagem à dupla de criadores Marv Wolfman e George Pérez, responsáveis pela fase áurea dos Novos Titãs, mas o verdadeiro tributo é mesmo a construção de uma nova saga diferente e original, que retrata tão bem a sua geração.

Após a minissérie de estreia, Torres e Miyazawa retornaram para mais alguns especiais publicados pela Oni Press, mas logo se dedicaram a outros projetos.

Hoje, uma retomada de Sidekicks é bastante improvável. Contudo, essas poucas histórias marcaram época, ofertando bons momentos a quem deseja relembrar a adolescência e experimentar o inegável poder da criatividade.

Classificação

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA