Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

SILVIO RIBEIRO - COLETÂNEA

1 dezembro 2006


Título: SILVIO RIBEIRO - COLETÂNEA (Temática Publicações)
- Edição especial
Autores: Silvio Ribeiro (textos e desenhos).

Preço: R$ 20,00

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Outubro de 2005

Sinopse: Coletânea de pin-ups, ilustrações e pinturas de Silvio Ribeiro.

Positivo/Negativo: Em outros países, principalmente nos Estados Unidos, é bastante comum publicações desse tipo. No Brasil, entretanto, causa surpresa a incitativa do gaúcho Silvio Ribeiro em compilar alguns de seus melhores trabalhos na área de sketches e lançá-lo em uma edição luxuosa.

O virtuosismo e a polivalência do autor ficam evidentes em cada página. Utilizando técnicas de pintura digital ou à mão, passando por lápis e finalização em nanquim, Silvio passeia por estilos que vão da linguagem dos quadrinhos a painéis solitários e estudo de anatomia.

Dois exemplos bastariam como portfólio para o artista: o traço realista de uma figura feminina na página 19, feito a lápis, e o hipnotizante quadro da página 48, uma pintura digital quase fotográfica.

A obra é primorosa e, além de deleitar os olhos, serve como um manual para os que desejam enveredar por essa arte ou aprimorar o talento. Afinal, como o próprio autor frisa no texto de apresentação, "um curso de desenho poderia ser dado em apenas duas palavras-chave: observação e prática".

O único porém do livro é a repetição de muitas artes, mudando apenas a técnica desenvolvida. No intuito de mostrar as fases (lápis, nanquim e colorização) de uma mesma ilustração, Silvio acabou desperdiçando páginas preciosas que poderiam conter mais trabalhos seus.

Não era preciso esse passo a passo, pois, no fim das contas, os desenhos ficam competindo com suas próprias variações. E de tão belos, eles têm mais é que brilhar sozinhos.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA