Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Reviews

SKIZZ - CONTATO IMEDIATO

Por Delfin
1 dezembro 2007


Título: SKIZZ - CONTATO IMEDIATO (Pandora Books)
- Edição especial

Autores: Alan Moore (Roteiro) e Jim Baikie (arte).

Preço: R$ 32,00

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Outubro de 2003

Sinopse: Após um acidente com sua nave, o intérprete Zhcchz do império Tau-Ceti fica preso num inóspito planeta, cheio de indivíduos primitivos e pouco refinados.

Sem qualquer esperança de voltar rapidamente para seu planeta, ele terá que sobreviver nesse meio tempo. Mas a população terráquea de Birmingham, na Inglaterra, estará preparada para um ser tão superior?

Positivo/Negativo: Skizz é o primeira série autoral de vulto criada por Alan Moore. Publicada originalmente em 1983, foi presença garantida por mais de 20 semanas na revista 2000 AD. Também revelou o artista Jim Baikie, conhecido hoje pela criação conjunta dos personagens The First American e U.S.Angel, junto com Moore, pelo selo ABC.

Quando se olha o alien esquisitão criado pelos britânicos, vem logo à mente o E.T., aquele mesmo de Spielberg. E foi isso mesmo, mas com pequenos adicionais de fábrica: Skizz não é um figurão e nem uma criança; é apenas um figurante de sua tripulação, um tradutor. Portanto, um extraterrestre comum.

Os militares que o caçam, logo que detectam sua entrada na biosfera terrestre, também são bem mais truculentos. E, no lugar de um garotinho que queria apenas um amigo, uma jovem muito decidida e invocada chamada Roxy. E pronto, estava armada a confusão.

As situações-limite e as críticas políticas que ficariam famosas em séries como V de Vingança e Marvelman/Miracleman já estavam dando o tom em Skizz. E a principal briga é entre o establishment político/militar e o povo trabalhador e oprimido por políticas públicas muito impopulares (o nome Margaret Thatcher lembra algo para você? Se não, pesquise!).

E é claro que Skizz, uma mente muito evoluída, percebe rapidamente o que está acontecendo e de que lado deve ficar. Mas o sentimento amoroso que desenvolve por Roxy durante a aventura, claro, colabora bastante para as suas decisões.

Destaque para o beijo inter-racial dos dois. Para quem não leu: Skizz é um alienígena que lembra muito um canguru gosmento/metálico de cor violeta. Na capa da edição brasileira, no entanto, ele parece mesmo ter a cor de um canguru normal.

A edição da Pandora é uma das mais bem feitas com um material da 2000 AD. A opção pelo formato original e não pela adaptação ao formato americano é um acerto que, infelizmente, foi algo raro na história da extinta editora paulistana.

O álbum tem um cuidado de revisão um pouco maior que nas publicações regulares e os deslizes, que existem, não comprometem a obra como ocorreu, por exemplo, com a Zenith - Fase 3, infestada por erros de revisão.

Skizz, é bom destacar, não é um dos melhores trabalhos de Moore. Vale, porém, para perceber a evolução dos temas da primeira fase do escritor e notar que, mesmo ainda sem todo o refinamento que viria pouco tempo depois, ele já era melhor que a maioria de seus contemporâneos ultramarinos.

Hoje, a edição só é encontrada em sebos ou em ocasiões mais raras. Se você vir, vale a pena.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA