SLAM DUNK # 21
Título: SLAM DUNK # 21 (Conrad
Editora) - Revista mensal
Autor: Takehiko Inoue (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 9,90
Número de páginas: 192
Data de lançamento: Fevereiro de 2007
Sinopse: Faltam dois minutos para acabar o jogo entre Ryonan e Shohoku e o armador Mitsui cai estafado em quadra.
Positivo/Negativo: Depois de vários volumes, a partida que decide o regional vai terminar. O Shohoku consegue a virada num trabalho de tremendo de esforço físico, mas o Ryonan volta a encostar no placar, agora ajudado pela estafa de Mitsui, que deixa a quadra.
Não acontecem grandes reviravoltas no placar, mas ainda há espaço para muita emoção. Os dois minutos restantes da partida são contados em mais de 100 páginas. E o protagonista Hanamichi é decisivo no trabalho defensivo. Sua inexperiência não o atrapalha tanto quando o trabalho é apanhar rebotes e bloquear o adversário.
Um detalhe interessante em Slam Dunk é que as partidas narradas são bastante realistas, apesar de alguns momentos "forçados". Quem é fã de esportes e de superação competitiva tem um prato cheio nesta HQ.
Outro ponto de destaque é como o autor desenvolve bem os antagonistas em seus roteiros. Todos os adversários do Shohoku têm motivos tão nobres quanto os deles. E perseguem seus sonhos com o mesmo afinco de Sakuragi, Rukawa e o "Gori" Akagi. Ver a tristeza de Uozomi e Sendou ao serem derrotados é tão marcante quanto a alegria dos jogadores vencedores.
Nesta edição, Inoue ainda aproveitou para explorar um pouco mais um dos maiores coadjuvantes da trama, Kogure, a quem Sakuragi apelidou de "quatro-olhos". Nessa partida estava guardada a sua consagração.
No quesito narrativa gráfica, o autor tem um vício que usa toda vez que acontece uma seqüência surpreendente e inesperada (como quando Sakuragi faz a enterrada no fim da partida): ele monta um painel mostrando o rosto de surpresa de todos os personagens envolvidos cercando o desenho da cena principal. É um recurso eficiente, mas usado em excesso.
Agora vai começar o tão esperado campeonato intercolegial, que é a reta final da série. Nas próximas edições será contada a trajetória do Shohoku no maior torneio juvenil do Japão.
Classificação: