Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

SOPA DE GRAN PEÑA

1 dezembro 2007


Título: SOPA DE GRAN PEÑA (Via
Lettera
) - Álbum especial

Autor: Gilbert Hernandez (texto e arte).

Preço: R$ 38,00

Número de páginas: 144

Data de lançamento: Agosto de 2004

Sinopse: A gostosona Luba chega à cidadezinha latino-americana de Palomar e começa a roubar os clientes de Chelo, até então única banhadora de lá.

Com o passar do tempo, a moça abre também um cinema - sempre envolta com os casos amorosos complicados em que, bem feliz, se mete.

Positivo/Negativo: Na contracapa do primeiro volume de Sopa de Gran Peña, a escritora inglesa Angela Carter derruba o primeiro mito em torno das histórias de Beto Hernandez: "Pensar em Sopa de Gran Peña como uma espécie de versão em quadrinho clássico de García Márquez é prestar um desserviço a Gilbert Hernandez. O que parece mais com Sopa de Gran Peña é a própria vida".

A autora tem razão. Apesar de algumas semelhanças de cenários e até de perfil de personagens, o álbum de Hernandez parece mais com a vida como ela é. Seus personagens são gente comum. Para encontrá-los, não é preciso ir a Palomar, nem a Macondo - basta uma pernada até a esquina.

Exatamente como na vida real, todo mundo parece gente boa. Não há vilões. Hernandez segue a fórmula do maniqueísmo zero. E basta entrar um pouquinho em suas vidas para ver que todos têm um segredinho debaixo do tapete: é o galanteador que trabalha na funerária, o rapaz bem-sucedido com medo de médico e por aí vai.

Como numa cidadezinha do interior, todo mundo em Palomar tem vez. E voz. A certa altura da história, Beto dá o número de habitantes do vilarejo: 386. E é tanta gente falando e aparecendo na história (e se metendo na dos outros, claro) que se tem a impressão que todos aparecem no álbum.

É assim que a pequena Palomar ganha vida. Sem ser suntuosa como Gotham City ou Metrópolis, torna-se uma vigorosa cidade ficcional ainda em sua primeira história. Eis um grande mérito desta edição, que mostra Palomar pela primeira vez: o riquíssimo universo da série é construído rapidamente, com uma qualidade ímpar, sem deixar de ser uma leitura prazerosa.

Cult criado nos anos 80, o universo de Love & Rockets, de onde vem Sopa de Gran Peña, saiu por aqui em revista da Record no começo dos anos 90. Lá fora, mais de 15 álbuns compilam as histórias dos três irmãos Hernandez - além de Beto, Jaime e o pouco ativo Mario Hernandez contribuem com a série.

Há poucos dias, a Via Lettera anunciou que dará continuidade à série com um segundo álbum de Sopa de Gran Peña. E que venha mais e mais Love & Rockets.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA