Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

SPAWN # 169

1 dezembro 2007


Título: SPAWN # 169 (Pixel
Media
) - Revista mensal

Autores: David Hine (roteiro), Brian Haberlin (arte) e Andy Troy (cores).

Preço: R$ 5,90

Número de páginas: 24

Data de lançamento: Novembro de 2007

Sinopse: Vodu - Vagando pela cidade de Nova Orleans, a ex-bruxa Nyx vai ao encontro de um bokor (sacerdote de magia negra) na comunidade vodu local, objetivando buscar seu antigo poder de volta.

Ao notar que tudo não passa de uma farsa elaborada, Nyx fica indefesa e à mercê de planos envolvendo uma antiga entidade celestial.

Mesmo jurando a bruxa de morte desde seu último encontro, cabe a Spawn apurar o ocorrido e se defrontar com outro antigo rival.

Positivo/Negativo: Depois da estréia da nova etapa na carreira do Soldado do Inferno, mostrada no arco anterior, esta edição, com uma história fechada, é centrada na bruxa wicca Nyx. A personagem ficou quase 50 edições sem dar as caras - sua última aparição havia ocorrido no número 122, quando Spawn ainda era publicado pela Abril.

A ex-amante de Al Simmons retorna neste novo mundo tentando recuperar sua antiga magia, que lhe fora tirada depois de um trato com Mammon. Este, por sinal, se confirma aqui como o mentor do ardil por trás desses novos acontecimentos.

A trama não ousa muito mais; somente no final o roteiro ganha ação, apesar de rápida, quanto ocorre a luta entre Spawn e Zera, a antiga guerreira dos céus que retorna ao plano terrestre no corpo de Nyx.

Hine repete a mesma fórmula de colocar o vilão em cena "encarnando" num hospedeiro humano, como fez no retorno do palhaço Violador, em um confronto breve e sem muitos atrativos.

Talvez o grande mérito do roteirista tenha sido alimentar o rol de possibilidades envolvendo o misticismo, que esteve presente desde o início da trajetória do Soldado do Inferno.

Ao introduzir a seita Vodu como base para esta história, ele abrange o leque de crenças antes trabalhadas nas HQs de Spawn, como fora o caso do cristianismo, wicca, mitologia grega, entre outras.

Tais conceitos metafísicos sempre podem render bons frutos no quesito criatividade.

No geral, trata-se de uma história fraca, que não surpreende. Serve mesmo como uma reapresentação da personagem nessa nova realidade criada por Spawn. Talvez num futuro próximo sua presença venha acompanhada de melhores momentos.

Uma boa sacada da Pixel foi colocar, dentro da seção Spawn Memória, um artigo de duas páginas revisando a trajetória de Nyx, para relembrar antigos leitores e orientar os novos sobre a história da bruxa.

A edição fica melhor digerível depois da leitura desse texto, assinado por Leo "Violador" Cruz, do blog Spawn Alley, uma excelente fonte de conhecimento acerca do universo do personagem.

Mas vale uma retificação de alguns erros no texto. A saga Temporada no Inferno não começou na edição 77, mas sim na 117. E onde está escrito "abanado", o correto seria abandonado.

Ponto positivo também para a bela capa deste número, assinada pelo desenhista regular da série Brian Haberlin.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA