SPAWN # 175
Autores: David Hine (roteiro), Bing Cansino e Geirrod Van Dike (arte).
Preço: R$ 5,90
Número de páginas: 32
Data de lançamento: Maio de 2008
Sinopse: Após ser morto na forca pelos homens de Kemper, Winston volta à vida como um putrefato morto-vivo. Mas agora ele tem uma missão, concedida pelo demônio Malebolgia, por intermédio de Mammon: matar e se vingar de todas as pessoas da cidade de Bane pelo massacre de sua família, em troca da própria alma.
Enquanto isso, Francis Parker, que havia recusado o pacto e escapado do enforcamento, assiste horrorizado a um genocídio sanguinário pelas ruas de Bane... mas o próprio diabo tem planos para o futuro Henry Thomas Simmons.
Positivo/Negativo: Na conclusão da história do Spawn Pistoleiro, o que estava bom e com grandes expectativas melhorar, aqui se confirma.
Em pouco mais de 20 páginas, a violência permeia a narrativa. Banhos de sangue, tiroteios e carnificina desordenada tomam cada quadro. Novamente, a arte da dupla Cansino e Van Dike cumpre seu papel, como fizera na edição anterior e já faz valer o preço da revista.
Destaque para a morte que o Spawn dá a Kemper, com certeza um dos momentos mais gore da revista até hoje. Outra passagem que merece atenção é o ponto-chave desta HQ: a explicação por trás do legado da família Simmons.
Sendo o único poupado na cidade, Francis Charles Parker escapa usando o nome que encontrou num caixão: Henry Thomas Simmons. Assim, ele consegue voltar para sua esposa Alma e constrói sua família.
Na parte final da trama, o leitor confere o agora Henry Thomas Simmons escrevendo os acontecimentos em seu diário - o mesmo que Al Simmons/Spawn toma conhecimento e lê na edição # 173, quando o recebe de seu pai.
Ele diz: "Escrevo isto para vocês, meus filhos, meus netos e todas as minhas gerações que vierem. Sei que um dia ele vai retornar e fazer a oferta que recusei. Este é o meu aviso: vire as costas para ele. Aceitar seu pacto é pior que a morte".
Na página seguinte, conclui: "Ele promete que você vai sentir um gosto doce em sua língua... mas o que vem em seguida durará a eternidade", logo acima de uma formidável ilustração de página inteira do Spawn Pistoleiro olhando a fenda para o inferno abrindo-se sob seus pés, decorada com os corpos empalados que ele matou.
Um final violento e extremamente pessimista, mas que tem, sim, um lado poético, devido ao seu momento.
Assim como ocorreu na capa da edição # 174, novamente a versão do Spawn Pistoleiro de Capullo está totalmente fora de sintonia com o visual estabelecido no miolo. Ainda mais com o personagem fumando e usando um chapéu que, no mínimo, parodia o original...
Complementando, a seção Sucursal do Inferno apresenta duas matérias curtas: uma sobre a estreia da nova equipe criativa do título a partir da edição # 185 e outra sobre o futuro, mas até agora incerto, terceiro encontro entre Spawn e Batman. Também está presente a seção de cartas Post Mortem.
Classificação: