Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

SPAWN - ORIGEM

1 dezembro 2007


Título: SPAWN - ORIGEM (Pixel
Media
) - Edição especial

Autor: Todd McFarlane (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 32,90

Número de páginas: 132

Data de lançamento: Julho de 2007

Sinopse: Al Simmons é um assassino mercenário que acabou morto numa missão. Para voltar e rever sua esposa, ele faz um pacto com o demônio Malebólgia.

Só que, ao acordar, Simmons se vê sem memória, cinco anos depois de sua morte e transformado num ser terrível, Spawn, o Soldado do Inferno.

Positivo/Negativo: A Image surgiu no início dos anos 90, a partir de um ambicioso projeto dos desenhistas superstars, que saíram da Marvel e da DC e criaram sua própria editora para manter os direitos autorais de seus trabalhos.

A dinâmica da empresa reunia os estúdios de diversos artistas que funcionavam independentemente. Cada um lançou uma série de personagens e revistas que primavam mais pelos desenhos do que pelos roteiros. Nesse contexto nasceu Spawn, de Todd McFarlane.

O desenhista tinha tido muito sucesso à frente do Homem-Aranha, na Marvel e agora, como sócio-fundador da Image, arriscava seu próprio personagem. Spawn foi, de longe, a melhor publicação da nova editora em seu início.

Hoje, ao ouvir o nome Spawn, muitos leitores já torcem o nariz. E o personagem teve uma longa fase tenebrosa, não sentido do terror de suas HQs, mas da qualidade das tramas. Só que nem sempre foi assim.

No começo, o título se destacou por vários fatores, como o clima das HQs, bastante sombrio. Além disso, seus roteiros misturavam mitologia cristã, armagedon, mafiosos e vida nas ruas de grandes metrópoles. Seus personagens eram fortes e carismáticos. E traço de McFarlane, como não poderia deixar de ser, era bem elaborado e espalhafatoso, definindo a vanguarda dos comics da época.

Todos esses elementos podem ser conferidos nesta edição especial encadernada que compila as cinco primeiras aventuras do Soldado do Inferno, publicadas originalmente em 1992.

Um amnésico Spawn é apresentado ao leitor, que não sabe o que ele é nem o que era antes. À medida que o personagem vai recuperando a memória, vai sendo revelado um pouco mais da sua vida e de seu passado, sobretudo sobre Wanda, sua ex-esposa e razão de seu pacto com Malebólgia.

As tramas são pesadas, recheadas de sangue. Há grande influência do trabalho de Frank Miller e seu O Cavaleiro das Trevas tanto na violência das tramas, quanto na narrativa que coloca explicações de acontecimentos em páginas que apresentam telejornais. Além disso, McFarlane usa um traço pouco realista, caricato até, para representa os humanos, exatamente como Miller.

Além disso, guardadas as devidas proporções, McFarlane usa em seu personagem elementos que marcaram a obra do mestre Will Eisner. Assim como acontecia em Spirit, muitas vezes em Spawn os personagens secundários têm mais importância que o protagonista.

E é aí que está um dos pontos altos de Spawn: seus ótimos coadjuvantes. Os detetives Sam e Twitch muitas vezes são um alívio cômico, mas também têm seus momentos densos e complexos.

Outro núcleo que merece destaque é a família Fitzgerald, composta por Terry, antigo melhor amigo de Al Simmons que se casou com sua ex, Wanda, e agora tem uma pequena filhinha.

Por fim, há os vilões Palhaço/Violador, um demônio psicopata, e Malebólgia demônio que planeja ter Spawn como seu general na vindoura guerra contra o paraíso.

A edição da Pixel está muito boa, com uma introdução de Frank Miller e um texto no posfácio contando aos leitores um pouco mais da trajetória da Image. Graficamente, também merece elogios.

Durante a Fest Comix, os editores da Pixel já avisaram aos
leitores que o segundo encadernado não conterá os números # 9 e #
10
originais, respectivamente as aparições de Ângela (criada por Neil
Gaiman, com quem McFarlane teve uma acirrada batalha
judicial
pelos direitos de Miracleman) e o escrito por Dave Sim, que
nunca permitiu a publicação fora dos Estados Unidos. Em seu lugar, entrarão
matérias contendo resumos sobre as tramas.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA