SPIROU E FANTASIO - LUNA FATAL
Título: SPIROU E FANTASIO - LUNA FATAL (Editora
Manole) - Edição especial
Autor: Tome e Janry (roteiro e arte).
Preço: R$ 11,00
Número de páginas: 48
Data de lançamento: 1996
Sinopse: Criminosos chineses têm agora uma arma secreta para vencer seus inimigos da máfia italiana na guerra por Nova York. Trata-se de "Suspiro de Jade", uma moça de tão misterioso encanto que homem algum é capaz de resistir.
Para derrotar essa ameaça, o chefe dos carcamanos recorre a um certo jornalista europeu, famoso por seu coração à prova de paixões.
Positivo/Negativo: As aventuras do jornalista Spirou e seu amigo, o fotógrafo atrapalhado Fantasio, são um grande sucesso na Europa, onde o personagem é quase tão conhecido quanto Tintim. Não há, aliás, como não fazer uma comparação com a célebre criação de Hergé, embora não seja esse o intento do autor, supõe-se.
Tome e Janry (cujos nomes reais são Philippe Vandevelde e Jean-Richard Geurts) seguem um estilo cartunesco pouco detalhado, mas bastante interessante. Dá o devido tom de leveza e dinamicidade à história. O traço e o texto denotam que, apesar de engenhosa, a trama não é para ser levada a sério. É diversão despretensiosa, nada mais.
Reside aí, porém, o grande trunfo da obra. Situações curiosas, ação agradável e muito bom humor compõem essa pequena jóia do entretenimento. É uma leitura deliciosa. Não é à toa seu sucesso na Europa.
Vale destacar as aparições do esquilo Spip, coadjuvante improvável, sempre presente nos acontecimentos para despertar risos de nossa criança interior.
A edição traz alguns erros de português e pequenos borrões, mas nada sério. É curioso notar como o formato maior dos álbuns europeus (o mesmo usado nos de Asterix, publicados aqui pela Record) dá um ar diferenciado, um certo glamour, à aventura. A capa dura também (é tão grossa que quase rivaliza com a espessura de todas as páginas juntas) confere um charme especial.
Espera-se que alguma editora se interesse em publicar mais desse material por aqui.
Classificação: