Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

STAR WARS – PURGE

1 dezembro 2009

Autores: John Ostrander (roteiro), Doug Wheatley (arte) e Chris Chuckry (cores).

Preço: $ 2,99.

Número de páginas: 24

Data de lançamento: Dezembro de 2005

Sinopse: A ordem 66 está ativa. Depois do massacre e da morte de vários cavaleiros jedi, os poucos sobreviventes se dispersam como párias pelas cidades e mundos que outrora protegiam com orgulho e bravura.

No planeta de Kessel, um pequeno grupo de dissidentes da ordem planeja uma armadilha para atrair o mais novo discípulo sith e um dos responsáveis pela derrocada da república e pelo surgimento do império: Darth Vader.

Positivo/Negativo: O final da nova trilogia de Guerra nas Estrelas, com o Episódio III - A Vingança dos Sith, deu início a uma gama de produtos que visam dar continuidade à história criada por George Lucas, no famoso universo expandido.

Dentre livros e revistas em quadrinhos, citando apenas as duas mídias mais utilizadas, diversas são as histórias já publicadas que mostram os passos seguintes à queda da República e os primeiros dias do novo regime imperial.

A Dark Horse, que detém os direitos de publicação de quadrinhos da saga, não mediu esforços e lançou várias séries e edições especiais pós-Episódio III. Purge (Expurgo) é uma delas e talvez possa ser considerada uma sequência direta do filme, praticamente como uma cena extra de alguns minutos mostrando os primeiros passos de Darth Vader com seu clássico visual negro.

Os instantes finais da película mostram a ordem 66 do imperador, ex-senador Palpatine, para que seu exército de clones procure e dizime cada Jedi que encontrar. Muitos são mortos imediatamente, outros desaparecem e poucos escapam com vida.

É o ponto de partida desta edição especial.

Darth Vader, com seu corpo reconstruído, ainda se corrói de ódio por Obi-Wan Kenobi e procura incansavelmente o seu antigo amigo e mestre, querendo unicamente vingança pelo que ele lhe fez em seu último duelo no planeta vulcânico de Mustafar.

De posse desta informação e do desejo do lorde sith, um pequeno grupo de jedis e padawans prepara uma emboscada para Vader, fazendo-o ir ao encontro deles, levando-o a crer que Obi-Wan estaria presente no diminuto conclave.

Era exatamente o que Vader queria e, mesmo desobedecendo às ordens diretas do imperador, ele parte em sua busca cega por vingança.

O mérito do roteiro de Ostrander, em sua simplicidade, é mostrar o porquê do título, Expurgo, que aqui ganha duas conotações com o personagem central da trama: a tentativa de erradicação dos sentimentos e emoções remanescentes de Anakin Skywalker e, de maneira mais implícita, o extermínio de seus ex-companheiros da ordem jedi.

Metade da edição é dedicada a duelos com sabres de luz e demonstrações de poderes característicos dos possuidores da Força, com destaque para a bonita arte de Doug Wheatley - os personagens, visuais e cenários são uma cópia exata do que é visto nos filmes, sem exageros artísticos tão comuns nos quadrinhos.

Por sinal, o conteúdo artístico das atuais publicações de Star Wars - sejam séries regulares, minisséries ou one-shots, como esta obra - tem merecido elogios, com um leque de bons profissionais em suas fileiras.

A leitura agrada mais pela curiosidade de saber como foram os primeiros momentos do mais famoso personagem da trama intergaláctica. E, como ainda há muito a contar até a época de Uma Nova Esperança, não será surpresa se surgirem mais contos com o lorde negro em destaque.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA