Confins do Universo 219 - Histórias de Editor # 7: É o Lobo! É o Lobo!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

STARDUST

1 dezembro 2007


Título: STARDUST (Conrad
Editora
) - Edição especial

Autores: Neil Gaiman (roteiro) e Charles Vess (desenhos).

Preço: R$ 45,00

Número de Páginas: 208

Data de lançamento: Setembro de 2002

Sinopse: No vilarejo de Wall existe um muro cuja abertura, vigiada dia e noite pelos habitantes, os separa do mundo das fadas.

Uma noite, o jovem Tristran Thorn e a bela Victoria Forrester observam uma estrela cadente no céu.. Ela vai em direção ao mundo das fadas.

Zombando dos sentimentos de Tristran, Victoria promete ao rapaz casar-se com ele, caso traga a estrela. O jovem, então, começa sua jornada, mas não é o único atrás da luz que caiu do céu.

Positivo/Negativo: Falar das obras de Neil Gaiman é tarefa extremamente prazerosa. Talvez porque o uso dos adjetivos "maravilhoso" e "apaixonante" seja inevitável na hora de comentar suas histórias.

Em Stardust não é diferente.

A definição "um conto de fadas para adultos" é ideal. Em Stardust, personagens e locais fantásticos, típicos das fábulas, dividem espaço com paixões não correspondidas, sexo, disputas pelo poder e assassinato entre irmãos. Nas mãos de Neil Gaiman, tudo isso se encaixa perfeitamente.

Para quem conhece o trabalho do roteirista inglês apenas nos quadrinhos, este álbum será uma grata surpresa, tamanha a forma como o leitor é envolvido pela narrativa. À medida que Tristran avança mais e mais rumo ao encontro da estrela, o leitor pode perceber mudanças ocorrendo no personagem, tanto físicas quanto psicológicas. O personagem em constante mutação.

A mesma coisa acontece com a ambientação de Stardust. O mundo das fadas é muito mais diversificado e complexo do que se poderia supor. E Tristran leva o leitor a admirar e adorar cada vez mais esse lugar.

A verdade é que esta obra é uma perfeita alegoria a favor da busca do amor verdadeiro, em que o caminho é cheio de perigos e obstáculos, mas, com persistência, é possível encontrá-lo - às vezes, mais perto do que se imagina, como o próprio Tristran irá descobrir.

Apesar de ser um obra essencialmente literária, Stardust conta com as belas ilustrações de Charles Vess, com quem Gaiman já havia trabalhado na série Sandman (como na premiada história Sonhos de Uma Noite de Verão). A arte é suave e, ao mesmo tempo, carregada de emoção. Um complemento perfeito para o roteiro.

Stardust já foi adaptada para o cinema e deve estrear no Brasil em agosto deste ano. Mas não espere até lá para confirmar que o texto de Gaiman e a arte de Vess são dignos dos adjetivos citados no começo desta resenha.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA