Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

STRIPTIRAS 3 – O ZELADOR

1 dezembro 2010

STRIPTIRAS 3 - O ZELADOR

Editora: L± Editores - Edição especial

Autor: Laerte (texto e desenhos).

Preço: R$ 10,00

Número de páginas:144

Data de lançamento: Junho de 2008

 

Sinopse

Compilação de variadas tiras de Laerte, estreladas pelo Zelador, o Síndico e o condomínio deles. Além do sempre ótimo Homem-Catraca.

Positivo/Negativo

Uma das principais dificuldades de fazer humor é conseguir fazer graça com algo que o maior número de pessoas entenda e se divirta. Fazer humor de nicho, por exemplo, é bem mais fácil. Quem não conhece diversas pessoas que são divertidas com as famosas "piadas internas"?

A dificuldade, então, é encontrar um humor que a maioria das pessoas possa curtir. Neste terceiro volume da compilação Striptiras, pela L±, Laerte mostra por que é tão bom no seu ofício de cartunista.

O autor coloca os personagens Zelador e Síndico circulando por um condomínio repleto de situações bizarras, mas que, pelo menos, alguém já ouviu falar ou presenciou em sua casa e, por isso mesmo, tornam-se hilárias e facilmente identificáveis.

A cada tira que se passa no condomínio, o leitor se lembra de algo parecido que passou ou se encaixa nas situações ilustradas. O resultado é diversão garantida. É impossível não querer continuar virando as páginas.

Mas haverá quem diga que usar a ideia do condomínio é um jogo fácil, é apelar para um humor simples. Então, a própria seleção do gibi desmitifica essa opinião, colocando o metafísico Homem-Catraca, que já foi até tema de redação da Fuvest.

Pode parecer paradoxal, mas o Homem-Catraca é um personagem complexo e simples ao mesmo tempo. Não tem braços, mas sim uma catraca. As metáforas que isso suscita são infindáveis e fazem com o mundo ofereça (na figura de um narrador escondido) a ele as mais malucas perguntas e interpretações.

Só que o Homem-Catraca não torna tudo mais complexo. Ele vê simplicidade e não se incomoda em dar respostas que não satisfazem diretamente as perguntas. É um tolo, mas vestido como um sábio.

Aí está o contraponto do humor simples do condomínio: as tiras do Homem-Catraca são refinadas e só poderiam ser feitas por um autor do calibre de Laerte.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA