Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

SUBVERSIVOS

1 dezembro 2004

Título: SUBVERSIVOS - COMPANHEIRO GERMANO (Nona Arte) - Edição Especial

Autores: André Diniz (roteiro), Laudo (desenhos) e Omar Viñole (arte-final).

Preço: R$ 5,90

Número de páginas: 64

Data de lançamento: Setembro de 2000

Sinopse: Estamos na época do golpe militar e da ditadura. Mais especificamente quando o governo do General Costa e Silva baixou o Ato Institucional nº 5, também conhecido como AI5, pelo qual todos os cidadãos perderam seus direitos.

Foi o sinal verde para a tortura sem limites. Vários grupos de rebeldes armados se formaram para combater e tornar o país livre novamente. No filme O que é isso, companheiro? é mostrado um deles seqüestrando o embaixador americano.

Esta revista conta a história de um outro grupo, formado por pessoas que entraram na luta pela causa e algumas que já foram, inclusive, duramente torturadas.

A história gira em torno de Helena, uma militante do MRC (Movimento Revolucionário Comunista) e um novato com nome fictício de Germano.

Em um assalto a banco, o padrasto de Germano o reconhece e acaba acontecendo uma troca de tiros com policiais. O novato é baleado no peito e, a partir daí, se desenvolve a trama para salvar sua vida sem levá-lo ao hospital, já que isso significaria a prisão de todos.

Positivo/Negativo: Esta edição, juntamente com Fawcett, marcou a estréia da editora brasileira Nona Arte no mercado.

Com o objetivo de oferecer ao leitor uma nova alternativa aos quadrinhos americanos, a editora começava ali sua missão de somente lançar material 100% nacional, uma iniciativa digna de elogios, que rendeu muitos frutos, como seu site, onde pode-se baixar várias HQs brasileiras.

Os roteiros de Diniz são embasados em uma evidente pesquisa sobre a época e ganham um clima ainda mais especial no traço preciso de Laudo.

Com um formato (14,5 x 23 cm) pouco menor que o americano, o papel e o acabamento impressionam pela alta qualidade apresentada para uma editora que estava apenas começando uma caminhada.

Na época, a Nona Arte teve uma sacada muito interessante, de disponibilizar em seu site, na íntegra, o AI5 como material de suporte para a história.

A tiragem de dois mil exemplares deve se esgotar em breve, a exemplo do que aconteceu com Fawcett. Atualmente, a Nona Arte tem em seu site uma série de outras histórias de Subversivos.

Em 2000, quando "deu a cara pra bater" neste mercado tão concorrido, Subversivos e Fawcett serviram como um prenúncio do bom trabalho que a editora viria a fazer. Felizmente, isso se confirmou.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA