Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

SUPER-ALMANAQUE DA TURMA DA MÔNICA # 1

1 dezembro 2005


Título: SUPER-ALMANAQUE DA TURMA DA MÔNICA # 1 (Editora
Abril
) - Edição especial
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (textos e desenhos).

Preço: Cr$ 950,00 (preço da época)

Número de páginas: 224

Data de lançamento: Janeiro de 1984

Sinopse: Coletânea com as melhores histórias e tiras da Turma da Mônica.

Positivo/Negativo: Lançado há 21 anos, já naquela época o Super-Almanaque da Turma da Mônica foi um prato cheio para os fãs antigos dos personagens de Mauricio de Sousa. À exceção do caderno especial de 16 páginas com tiras, todas as histórias são republicações da década de 1970, uma das melhores fases da galerinha do Bairro do Limoeiro.

Os personagens, ainda "pontudos", nada roliços como suas versões atuais e com movimentos pouco dinâmicos, possuíam um ar desengonçado que divertia ao primeiro olhar.

Quanto à qualidade daquelas histórias, é comum, hoje, fazer comparações e declará-las infinitamente melhores que as atuais, embora tal julgamento se deva mais a esse apelo saudosista que as memórias de infância fomentam. Pondo fim à questão, todas as fases têm seus méritos e não se fala mais nisso!

Os leitores mais novos, entretanto, certamente se renderiam ao charme sem igual deste almanaque. Chamaria a atenção, sem dúvida, o humor mais sutil e menos espalhafatoso que o atual.

Um bom exemplo disso é a aventura do Rei Leonino, que conta com a participação (sem nomes citados) de Mauricio de Sousa e seus desenhistas auxiliares. Eles são seqüestrados pelo soberano da Turma da Mata para desenhar, com exclusividade, uma tira diária da qual o soberano é fã incondicional.

A partir daí, o leitor toma conhecimento, de forma hilária, das dificuldades rotineiras de um estúdio de quadrinhos, como prazo apertado, trabalhos não aprovados e sendo refeitos, o processo de criação etc., com direito até a referência aos Peanuts.

Também se destaca Por que eu não uso sapatos?, com Mônica e Magali, na qual as meninas não percebem que estão sendo vítimas de um assalto em uma sapataria e promovem mal-entendidos que deixam os bandidos com os nervos à flor da pele.

Esse tipo de história (em que os personagens, não se dando conta de que estão envolvidos em situações constrangedoras ou de perigo, agem normalmente), era muito comum nas aventuras da Turma.

Além do restante das histórias de qualidade irretocável - com o Louco, Bidu, Jotalhão e outros -, a edição traz uma excelente matéria sobre o processo de produção de A Princesa e o Robô, primeiro longa-metragem de animação da Turma da Mônica. As fotos, sketches e explicações passo a passo são, hoje, um registro histórico que dá ainda mais valor a esta inesquecível coletânea.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA