SUPER-HERÓIS LUTAM CONTRA SUPERGORILAS
Título: SUPER-HERÓIS LUTAM CONTRA SUPERGORILAS (Editora
Ebal) - Edição especial
Autores: Super-Homem - Otto Binder (roteiro) e Wayne Boring (arte);
Flash - John Broome (história), Carmine Infantino e Sid Greene (arte);
Batman e Robin - David Vern (roteiro), Bob Kane e Lew Schwartz (arte).
Preço: Cr$ 7,00 (preço da época)
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Maio de 1978
Sinopse: O Supergorila de Krypton - Super-Homem encontra um símio gigantesco, possuidor de habilidades similares às suas, e que está destruindo tudo que encontra pela frente. É um Supergorila!
O Ultimato de Grodd - Gorila Grodd acelera o tempo em Central City, e tudo se move em alta velocidade, menos o Flash. Para parar com a aceleração, o herói deve acatar as ordens de Grodd, libertá-lo de sua prisão na Cidade dos Gorilas e deixar o vilão dominar o mundo.
O Gorila que dominava Gotham City - Um cientista maluco transporta o cérebro de um bandido para o corpo de um gorila gigantesco, que agora quer repetir essa experiência e assumir o corpo do Batman.
Positivo/Negativo: Três histórias "das antigas" que divertem muito nesta Edição Extra de Superman, especialmente quem sabe o que vai encontrar pela frente, face ao absurdo e à criatividade dos autores da época.
Na primeira história, datada de 1958, como tantas e tantas vezes (e alguém ainda ousa chamar Super-Homem de único sobrevivente de seu planeta de origem?), uma nave traz um nativo de Krypton para a Terra... um Supergorila!
Na verdade, era um cientista que em seu planeta natal fracassara numa experiência, quando foi transformado num gigantesco símio. Irracional, ele enfrenta e vence o Homem de Aço em diversas contendas, e com sobras.
No entanto, ao topar com kryptonita, num lampejo de racionalidade morre, salvando a vida do Super e retornando ao seu estágio original como homem.
Já Flash volta a combater o Gorila Grodd, cujo único sonho, faz tempo, é dominar o mundo custe o que custar. O herói vence vilão, não sem ter que correr bastante, numa trama sem grandes conseqüências. A aventura é de 1967.
O grande chamativo da revistas é a história de Batman e Robin. Se alguém procura qualquer rastro de verossimilhança no roteiro, esqueça. O gorila da trama, parente próximo do King Kong, é praticamente invulnerável a balas. Em sua cabeça está o cérebro de um vilão, e ele cansa de encher a dupla dinâmica de porrada.
E não é que Robin mata sem remorso o gorila, derrubando-o de uma torre? Como a história é de 1952, pode-se supor que o Menino-Prodígio não fazia idéia que a espécie viria a correr sério risco de extinção!
São histórias deliciosamente datadas, com o traço peculiar de cada um dos mais que conhecidos autores. A edição traz ainda um especial sobre os gorilas, seus hábitos e temperamento.
E até que eles estão em moda ultimamente, que o digam vários heróis do Universo DC, sempre passando apuros principalmente nas mãos do Gorila Grodd - inclusive nos desenhos animados.
Sobre a edição aqui analisada, não tenha dúvida: diversão mais que despretensiosa garantida, num sebo próximo de você - se tiver sorte.
Classificação: