SUPER-HOMEM - AS QUATRO ESTAÇÕES 3 - OUTONO
Título: SUPER-HOMEM - AS QUATRO ESTAÇÕES 3 - OUTONO (Editora
Abril) - Minissérie quinzenal em quatro edições
Autores: Jeph Loeb (texto), Tim Sale (desenhos), Bjarne Hansen (cores).
Preço: R$ 3,90
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Outubro de 1999
Sinopse: Vingança.
Luthor quer sua cidade de volta e, para isso, precisa tirar o Super-Homem do caminho.
Como foi mostrado na edição anterior,
o Homem de Aço desafia várias vezes Lex Luthor, colocando-o contra a parede.
Em Outono, a terceira parte de As Quatro Estações, Lex acaba
preso e isso é a gota d'água.
Orquestrando um inteligente plano, Luthor atinge o Super-Homem onde mais dói: as pessoas que ele tenta proteger.
Positivo/Negativo: Neste número quem dá a sua visão sobre quem é o Super-Homem é justamente seu maior rival. Isso permite ao leitor compreender um pouco por que Lex odeia tanto o Homem de Aço.
O clima suave que tem sido característico da minissérie até agora é substituído por um carregado de tensão e apreensão, que segue a partir da metade. Tudo fica muito mais pesado, as cores ficam mais densas e escuras e o céu permanece o tempo todo nublado. Tudo em função do sentimento de impotência que desaba sobre o Super.
Esta edição deixa claras as posições de Clark e Luthor, definindo bem o contraponto que um faz ao outro - o arquétipo clássico de herói e vilão. O Super-Homem aprende que seu inimigo não é alguém que se possa menosprezar.
Executado o plano, o Super fica sem opções, a não ser pedir ajuda a Luthor. Derrotado e com seus ideais abalados, o Homem de Aço busca o único lugar onde sempre se sentiu seguro: Pequenópolis.
Esta é, sem dúvida, a mais densa e importante de todas as edições, pois é nela que o autor destrincha a idéia original de humanizar o Super-Homem, mostrando suas fragilidades. Loeb constrói uma trama baseada na qual o herói (e o leitor) percebe que nem ele pode salvar a todos.
O Super-Homem foi derrotado.
Classificação: