SUPERMAN # 14
Título: SUPERMAN # 14 (Editora Abril) - Revista mensal
Autores: Super-Homem - Jeph Loeb, J.M. DeMatteis, Mark Schultz & Joe Casey (argumentos), Ed McGuinness, Paul Pelletier, Mike Miller, Doug Mahnke & Duncan Rouleau (desenhos) e Cam Smith, José Marzan Jr., Walden Wong, Tom Nguyen & Jaime Mendoza (arte-final);
Flash - Mark Waid & Brian Augustyn (argumentos), Paul Pelletier (desenhos) e José Marzan Jr. (arte-final);
O Retorno de Hal Jordan - Geoff Johns (argumentos), Matt Smith & Christopher Jones (desenhos) e Steve Mitchell (arte-final).
Preço: R$ 10,00
Data de lançamento: Setembro de 2001
Sinopse: Super-Homem - Após ter sido salvo de um envenenamento por kryptonita no último número, o Homem de Aço quer ver o quão recuperado está. Primeiro em uma banheira, junto com Lois Lane, e depois num passeio com o Lanterna Verde pelo espaço.
Mas o que deveria ser apenas um momento de paz transforma-se em batalha quando Máxima aparece, com seu povo, na frente dos dois. Ela fez um acordo com Grayven, filho de Darkseid, para ajudá-la na fuga de seu planeta Almerac, destruído por Imperiex.
Na segunda história, Super-Homem se encontra novamente com o Adversário, que quer provar ser o homem mais forte do mundo derrotando o herói. Enquanto isso, Lex Luthor convoca a imprensa para fazer um importante comunicado: a sua candidatura à presidência dos Estados Unidos.
A edição segue com o Homem de Aço se encontrando em uma difícil posição. Desviar uma grande tempestade que se dirige ao litoral, e que pode causar uma grande destruição, ou deixá-la seguir e minimizar seus estragos, como Aquaman lhe sugere? E se a última opção for escolhida, qual o motivo de agir assim?
Fechando as quatro aventuras do personagem presentes nessa edição, o Super-Homem é procurado por Mary Marvel e Capitão Marvel Jr. para ajudar o Capitão Marvel num problema que está acontecendo em Fawcett City. Para isso, terá que emprestar seu próprio corpo para canalizar toda a energia do Mago Shazam.
Flash - O velocista escarlate está no encalço do vilão Edwin Gauss, e acaba se envolvendo emocionalmente com a policial Ângela. Já Linda consegue escapar de sua "prisão interdimensional", e vai parar em uma realidade alternativa, onde Wally West enlouqueceu e é perseguido por policiais. Enquanto isso, Max Mercúrio, Impulso e Jesse Quick investigam para descobrir a identidade do novo Flash, conseguindo seu intento.
O Retorno de Hal Jordan - Último capítulo. Super-Homem é dominado por Neron, mas logo consegue se livrar do controle. Os heróis tentam vencer o demônio, mas ele entra no espírito do Espectro para tentar tomar o poder para si. Lá dentro já estão Hal Jordan e o anjo caído Asmodel. Um dos três servirá como novo "hospedeiro" para o Espírito da Vingança, e a decisão final será dada pelo próprio Espectro.
Positivo/Negativo: A qualidade das histórias do Super-Homem dessa edição não acompanhou aquelas que os leitores estavam acostumados a ver nos números anteriores. Os autores tiveram um "branco" temporário. Apesar disso, existem boas passagens, como o momento íntimo de Lois e Clark no começo da revista.
Dois pontos importantes precisam ser destacados. O primeiro é quando Máxima fala ao Super-Homem sobre Imperiex. É claramente um prelúdio da saga Our Worlds At War, que acabou de acontecer nos Estados Unidos e deve chegar ao Brasil no próximo ano. O segundo é a candidatura de Lex Luthor à presidência, o que ainda dará muito que falar.
Temos também a estréia de Mike Miller como artista do Homem de Aço, com bons desenhos. Em compensação, Duncan Rouleau, substituindo temporariamente Kano, demonstra uma arte irregular, com um traço de mangá bastante estilizado, que não combina com o Super-Homem.
Aliás, a DC está com mania de levar o mangá para as histórias do personagem, depois que McGuinness fez enorme sucesso, mesmo ele não tendo o estilo mangá muito forte em sua arte, mas sim traços mais simples. Essa mesma tendência acabou fazendo Mike Wieringo assumir uma das revistas mensais do Super-Homem, este sim, um ótimo desenhista, e que vem fazendo excelente trabalho.
O que salva os desenhos do Rouleau são as cores da Wildstorm FX. Estão primorosas.
As histórias do Flash e Retorno de Hal Jordan são apenas regulares, mesmo com a revelação da origem do misterioso Flash. Vemos também Hal Jordan assumir o manto de Espectro, numa saga que teve muito pouco para mostrar.
Classificação: