Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

SUPERMAN # 18

1 dezembro 2001

Superman #18Título: SUPERMAN # 18 (Editora Abril) - Revista mensal

Autores: Jeph Loeb, Joe Kelly, Chuck Dixon & Greg Rucka (argumentos), Ed McGuinness, Paul Pelletier, Pascual Ferry, Kano, Aluir Amâncio, Carlo Barbieri, Tony Harris, Dwayne Turner, Doug Mahnke & Todd Nauck (desenhos) e Cam Smith, Alvaro Lopez, Marlo Alquiza, Juan Vlasco, Ray Snyder, Dwayne Turner, Danny Miki, Walden Wong & Klaus Janson (arte-final).

Preço: R$ 10,00

Data de lançamento: Janeiro de 2002

Sinopse: Lex Luthor está levando a sério sua candidatura à Casa Branca. Escolhe Peter Ross como seu vice, ganhando assim o eleitorado de Kansas. Surpreso, Clark vê dia a dia o nome de Luthor ficar mais forte, mesmo acreditando que o povo não o elegerá. Mas a confusão com Aquaman e o atentado sofrido fazem a candidatura do "carecão" disparar.

Deixando a eleição um pouco de lado, Super-Homem encontra Asa Noturna em Metrópolis. O vigilante foi até a cidade para investigar a Intergangue, que está com planos de investir seus "negócios" em Blüdhaven.

Na história seguinte, Ra's Al Ghul tenta se curar depois de seu fracassado plano contra a Liga da Justiça (Superman #17). Para isso, quer usar o caldeirão que guarda o poder da mãe-terra, para ressurgir como um verdadeiro deus. Tália avisa o Super-Homem do perigo, e agora ele tem que impedir os planos do vilão.

No fim, Tália aceita uma tentadora proposta de Luthor.

Quem também dá as caras é Bizarro. Depois da saga Imperador Coringa (Superman #16), o vilão volta a atormentar a vida do Homem de Aço. Mas como ele sobreviveu ao mundo criado pelo Coringa? Participação do misterioso Ignição.

Por último, uma série de pequenas histórias mostrando os momentos finais da apuração e a confirmação da vitória de Luthor. Uma pequena biografia do novo presidente americano, e a reação do Super-Homem, Lana Lang, Perry White, Lois Lane e Batman ao desenrolar dos acontecimentos.

Positivo/Negativo: Estréia a chamada linha Platinum, nome dado pela Editora Abril para esta fase final das revistas Premium, contendo sagas completas. Por isso, a editora resolveu condensar todas as histórias que mostravam a campanha de Lex Luthor para presidente dos Estados Unidos em uma única edição.

Pagina de história pulada pela editora AbrilClaro que isso acarretou alguns problemas... histórias foram puladas, mesmo aquelas que abordavam a corrida presidencial do principal adversário do Homem de Aço. Em Adventures of Superman #586, por exemplo, havia uma seqüência interessante, que mostrava o Super-Homem engolindo o seu orgulho e parabenizando Luthor pela vitória em frente da imprensa, durante a festa da vitória. O leitor brasileiro não a verá!

Em compensação, fazem parte deste número três histórias que não comentam diretamente a corrida presidencial. Uma com a participação do Asa Noturna, e outras duas onde o herói tem que enfrentar Ra's Al Ghul. Esta última é importante porque mostra o destino de Tália após os eventos ocorridos em Superman #17, e está ligado também ao que ocorre em Batman #18.

Outra curiosidade dessa trama é a participação do desenhista brasileiro Aluir Amâncio.

Nesta edição os leitores brasileiros verão uma "nova" Supergirl. Ou melhor, é a mesma personagem, mas com um uniforme diferente, o mesmo usado no desenho animado do Super-Homem.

A idéia de fazer Lex Luthor concorrer à presidência dos Estados Unidos (e se eleger, o que não era esperado pelos leitores) é talvez a melhor criada até aqui, desde que esta equipe de escritores do Homem de Aço assumiu.

As possibilidades são muitas e com potencial para boas histórias. Os fãs podem aguardar, porque os eventos mostrados nessa edição ainda darão muitas dores de cabeça ao Homem de Aço.

Na cena em que Luthor é baleado, o escritor Jeph Loeb volta à fase de John Byrne e usa a personagem Jenny Hubbard. Ela é garçonete de uma lanchonete de beira de estrada, e apareceu na primeira história que Byrne fez com Lex. Essa trama saiu no Brasil em Super-Homem #41, da Editora Abril, em 1987.

Uma curiosidade: as histórias curtas que aparecem no fim da revista foram publicadas originalmente na edição especial Lex 2000. Na revista havia declarações de famosos sobre a eleição de Lex Luthor. Entre aqueles que deram sua opinião estavam Kevin Smith, Jay, Silent Bob, Richard Donner (o diretor de Superman, o Filme) e Margot Kidder (a Lois Lane dos filmes do Super-Homem).

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA