Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

SUPERMAN # 20

1 dezembro 2001

Superman #20Título: SUPERMAN # 20 (Editora Abril) - Revista mensal

Autores: Super-Homem - Mark Shultz, Joe Casey & Joe Kelly (argumentos), Paco Medina, Yanick Paquette, Oliver Coipel, Derec Aucoin & Kano (desenhos) e Juan Vlasco, José Marzan Jr, Marlo Alquiza (arte-final);
Flash - Geoff Johns (argumentos), Scott Kolins (desenhos) e Doug Hazlewood (arte-final).

Preço: R$ 10,00

Data de lançamento: Fevereiro de 2002

Sinopse: Super-Homem - Krypto, o super-cão, está de volta. Aos poucos, seus poderes vão aumentando, dando dores de cabeça para Lois e Clark. Mas se em casa ele só arruma confusão, se mostra bastante útil na hora de investigar a fuga de dois meta-humanos da ilha Stryker.

Na trama seguinte, o presidente Lex Luthor pede ao Super-Homem para ir até Bialya, um país governado por um ditador que está mantendo um jornalista americano como refém, o que pode causar uma guerra. Mas nem tudo é o que parece, e é isso o que nosso herói vai descobrir.

Por fim, surge um novo inimigo: Kancêr. Alguém está matando inocentes em nome do Super-Homem, o que o deixa muito abalado. E tudo piora ao descobrir que isso faz parte do plano da misteriosa pessoa que tenta matá-lo desde Superman Premium #3.

Flash - Uma misteriosa seita idolatra Flash. Até aí, nada demais, mas eles começam a matar todas as pessoas ligadas a Wally West. Como impedir esses fanáticos? Ainda nessa história, aparece o filho de... Flash?

Positivo/Negativo: Desde que a Abril começou a publicar a nova fase das histórias do Homem de Aço, em Superman Premium #1, apenas uma história havia sido pulada (Action Comics #762). Mas isso mudou desde que a editora resolveu acelerar a cronologia do personagem, em janeiro deste ano, para mostrar as sagas de Luthor presidente e do retorno a Krypton. O resultado: 11 histórias cortadas em apenas dois meses!

Ou melhor, 10 histórias e meia, já que neste número a Abril fez uma pequena "montagem", colocando cinco páginas de Superman: Man of Steel #108 (quando o herói revela sua identidade secreta para Aço) como um prelúdio da aventura publicada originalmente no número 109. Como conseqüência, aconteceu até um erro nos créditos dos desenhistas, pois colocaram os nomes de Doug Mahnke e Tom Nguyen sem eles terem ilustrado uma página sequer desta edição.

Essa decisão se mostra arriscada, já que muita coisa está sendo ignorada. A história de Action Comics #775, a melhor do Super-Homem feita nos últimos anos, ainda não foi mostrada por aqui. Seguindo a ordem cronológica original, ela já foi pulada. Mas, como não tem relação direta com fatos mostrados recentemente na vida do personagem, pode ser lançada sem problemas antes da saga Mundos em Guerra. Será que a Abril vai conseguir não publicar essa aventura?

Aliás, na própria saga Mundos em Guerra a editora terá problemas. Uma personagem chamada Strange Visitor será importante para o desfecho da trama, mas ela ainda não apareceu no Brasil. Sua primeira aparição foi em Superman # 149, e estava nas histórias que a editora ignorou entre o fim do formatinho e o início da linha Premium, quando saltou seis meses de aventuras do Homem de Aço.

Um dos destaques ficam para a história de Joe Casey. Ele soube mostrar bem as diferenças entre o Super-Homem e Lex Luthor, numa história onde o novo presidente americano começa o seu jogo contra o herói, pedindo para que ele interfira num governo ditatorial para salvar um suposto jornalista americano seqüestrado.

Mas o melhor fica para a nova fase do Flash. É o primeiro arco de histórias de Geoff Johns com o velocista escarlate publicado no Brasil, e os leitores terão o gostinho do que está por vir. O autor mostrou um grande conhecimento do personagem, com ótimas sacadas e situações. O lindo desenho de Kolins e as cores de James Sinclair completam o pacote.

Aliás, é bom os fãs brasileiros começarem a anotar este nome: Geoff Johns. Ainda desconhecido por aqui, ele é um dos melhores escritores americanos da atualidade, e vem conquistando rapidamente o seu espaço. Está envolvido em vários projetos, como um crossover entre a Liga da Justiça e a Sociedade da Justiça, assumirá a série mensal dos Vingadores e a nova revista regular do Gavião Negro.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA