SUPERMAN # 29
Título: SUPERMAN # 29 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autores: Recrutamento - Geoff e Jeremy Johns (roteiro), Ivan Reis (arte) e Marcelo Campos (arte-final);
Fora de Controle - Jeph Loeb (texto), Ed McGuinness (desenhos) e Dexter Vines (arte-final);
Nação de Mágicos de Salão e Um Mártir para o Povo - Joe Casey (texto) e Derec Aucoin (desenhos).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Abril de 2005
Sinopse: Recrutamento mostra Major Força e Capitão Átomo se envolvendo com Batman e Superman em eventos que mais tarde influenciarão na série Superman / Batman.
Em Fora de Controle, vê-se uma legião de vilões disputando a recompensa pela cabeça de Superman - oferecida na edição anterior por Lex Luthor.
As duas outras aventuras mostram o surgimento de um candidato à presidência dos Estados Unidos - e o que Lois e Clark têm a ensinar para ele.
Positivo/Negativo: Ainda que não seja a melhor revista nas bancas, é a melhor edição de Superman em meses.
Superman/Batman, pra começo de conversa, ocupa metade da revista. Loeb é um autor que tem intenções bem claras: ele traçou planos para sua passagem pelo título do Homem de Aço - que começou há muito tempo, na primeira edição de Superman Premium, ainda na Abril Jovem.
Recrutamento é uma prova disso. Trata-se de um Arquivo Secreto - ou seja, foi publicado na revista Secret Files, que esclarece pontos obscuros do passado do Universo DC. Não é de Loeb, e sim da dupla Geoff e Jeremy Johns, mas está totalmente dentro do longo projeto "loebiano" ao mostrar que há, sim, um complô contra o Homem de Aço.
E não seria de se espantar se, nesse primeiro encontro, o leitor estiver diante de mais um embrião da futura Crise que vai abalar o Universo DC. Afinal, Loeb e Johns são parceiros, estão diretamente envolvidos e já declararam que vêm espalhando pistas nas revistas por anos e anos.
Vale destacar os brasileiros Ivan Reis e Marcelo Campos, que passam a desenhar e arte-finalizar, respectivamente, oficialmente o Homem de Aço logo depois da reformulação que se verá por aqui no segundo semestre.
Fora de Controle volta ao presente. Serve especialmente para mostrar que o complô é grande e está bem articulado.
As outras duas histórias estão ligadas aos títulos regulares de Superman, mas a essa trama também. Afinal, é a primeira pista de que a sucessão da presidência norte-americana, atualmente nas mãos de Luthor, se aproxima. Não chega a ser uma grande trama, mas o trabalho de Casey com Superman tem sido o melhor entre seus pares. Ao menos, é regular.
As molduras nas capas originais continuam medonhas. Reduzir o tamanho da arte, a primeira e mais nítida conseqüência, não é nada. O problema mesmo é a tosquice.
Classificação: