SUPERMAN # 42
Título: SUPERMAN # 42 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autores: Pelo Amanhã - Brian Azzarello (texto), Jim Lee (desenhos), Scott Williams, Richard Friend e Sandra Hope (arte-final);
Estrada para Ruína - História Interruptus Tertius - Greg Rucka (texto), Matthew Clark (arte) e Andy Lanning (arte-final);
Estrada para Ruína - Final - Greg Rucka (texto) e Karl Kerschl (arte).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Maio de 2006
Sinopse: Pelo Amanhã se aproxima de seu final e revela Superman como o causador do Desaparecimento.
Antes do fim de Estrada Para Ruína, Mxyzptlk ressurge e mostra para Lois e Clark como seria se eles tivessem um filho.
E, no fim da história, a identidade de Ruína é revelada.
Positivo/Negativo: Para uma revista historicamente abaixo da média, Superman # 42 é uma grande surpresa. Até mesmo a fraca série Pelo Amanhã tem dois capítulos interessantes.
O Desaparecimento revela-se, na verdade, uma Zona Fantasma transformada em Éden pelo Homem de Aço. Seu mais famoso morador, o General Zod, não gosta nada dessa mudança, e resolve atacar.
Apesar de algumas esquisitices - como os robôs de Lara e Jor-El -, Azzarello finalmente consegue colocar algum conceito interessante em sua trama. Porém, faltando uma edição para a conclusão, não dá para esquecer que a série levou muito, mas muito tempo mesmo para decolar. E que é tarde demais para a promessa de uma história antológica colar.
O grande destaque da edição é o interlúdio de Estrada para Ruína. Depois de Crise de Identidade, Rucka lança mão de Mxyzptlk para mostrar a Lois e Clark os riscos de o casal ter um filho. O duende está até calmo e parece mais disposto a ajudar do que a atrapalhar a vida dos personagens.
Mas o charme da história não está aí, e sim no festival de referências. Nas páginas 58 e 59, o leitor encontra Clark e Lanning emulando com desenvoltura o traço noir de Frank Miller em sua série Sin City.
Em seguida, numa página dupla, a história homenageia a espetacular tira Calvin & Haroldo, de Bill Watterson, em Lara & Mxy - a superfilha dá lugar ao garoto espevitado, enquanto Mxyzptlk vira um duende de pelúcia / amigo imaginário.
A história, simples e bem-humorada, é uma das melhores coisas que se fez com o Homem de Aço nos últimos anos.
O capítulo final de Estrada para Ruína já traz o novo artista de Adventures of Superman, Karl Kerschl. A narrativa se divide em dois momentos: no alto das páginas, Lois Lane fala sobre Superman em grandes quadros de flashback, colando álbuns de retratos, vídeos de TV e fotos.
Na parte de baixo, se desenrola a trama que leva à revelação da identidade do vilão. O truque cria um belo clima e transforma um final anunciado já na edição anterior em mais uma boa história.
Vale lembrar que Superman está passando por uma nova transição: depois da saída de Austen e Ivan Reis, Azzarello e Lee também encerram seu arco na próxima edição, enquanto Rucka teve sua equipe de artistas substituída.
Classificação: