Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

SUPERMAN # 53

1 dezembro 2007


Título: SUPERMAN # 53 (Panini
Comics
) - Revista mensal

Autores: Esta é a sua vida - Joe Kelly (texto), Ed Benes, Jerry Ordway, Howard Chaykin, Renato Guedes, Dan Jurgens, Ian Churchill, Phil Jimenez, Tom Derenick, Lee Bermejo, Doug Mahnke, Karl Kerschel, Duncan Rouleau, Dale Eaglesham e Ed McGinness (desenhos); Mariah Benes, Jerry Ordway, Kevin Conrad, Dick Giordano, Jose Marzan, Norm Rapmund, Andy Lanning, Grew Gerach, Wayne Faucher, Drew Geraci e Dexter Vines (arte-final); Álbum de fotos de Lois Lane, por Jeph Loeb (texto), Tim Sale e Dave Stewart (arte);

Novos Mapas do Inferno - Warren Ellis (texto) e Butch Guice (arte).

Preço: R$ 6,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Abril de 2007

Sinopse: Esta é a sua vida - Uma retrospectiva das várias
encarnações de Superman precede o combate de Crise
Infinita # 5
.

Novos Mapas do Inferno - As pistas deixadas pelas catástrofes recentes levam até Lex Luthor. E, em uma história situada no passado, a Liga da Justiça enfrentará o presidente dos Estados Unidos.

Positivo/Negativo: Esta é a sua vida é uma grande homenagem ao passado do Homem de Aço. Situada entre alguns poucos quadrinhos de Crise Infinita # 5, a história em três partes mostra os momentos que antecedem a batalha entre Superman e sua versão da Terra-2.

Enquanto os dois kryptonianos se preparam para a luta, são rememorados alguns fatos do passado de ambas as encarnações.

A história tem tom de homenagem. Reúne uma série de artistas que trabalharam com o Homem de Aço, em especial recentemente. Dan Jurgens, por exemplo, reconta a morte do herói. Lee Bermejo mostra um enfrentamento com Lex Luthor. E por aí vai. É estranha a ausência de Jim Lee, que fez a hypada série Pelo Amanhã há pouco tempo, e John Byrne, que reformulou o herói nos anos 80 e voltou ao título recentemente, desenhando roteiros de Gail Simone.

Fato é que a homenagem tem bons momentos, em especial quando retrata a versão mais violenta do Superman da Terra-2, bem próxima das origens do herói, lá nos anos de 1930. Mas, ao mesmo tempo, é arrastada e, por vezes, confusa - o leitor precisa de um razoável conhecimento da cronologia do herói para entender o que se passa.

A conclusão, além de tudo, fica para a mini Crise Infinita. No próximo número, a revista ganha o selo Um Ano Depois e passa a retratar eventos que se passam 52 semanas após a conclusão da Crise. Novos roteiristas assumem as histórias - e a revista incorpora o spin-off Supergirl, até então título de outra revista da Panini, Superman & Batman.

Completa esta edição uma história de LJA Arquivos Confidenciais, em que times criativos se revezam para contar tramas situadas no passado da Liga. No Brasil, a Panini tem usado essas aventuras para manter o timing de Crise Infinita. Mas o arco de Ellis e Guice é o melhor que já saiu.

A visão do roteirista para o marciano J'onn J'onzz é espetacular. Dá vontade de que Ellis assuma uma série fixa do personagem.

Encerradas as histórias, percebe-se que a revista inteira retratou o passado do Universo DC. Mas que há formas e formas de fazê-lo. O de Kelly é baseado em cronologia, arrastado e épico. O de Ellis, simples, inovador e com uma bela história para amarrá-lo.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA