Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

SUPERMAN: A GUERRA DOS MUNDOS

1 dezembro 2001

Superman - Guerra dos MundosTítulo: SUPERMAN: A GUERRA DOS MUNDOS (Mythos Editora) - Edição especial

Autores: Roy Thomas (argumentos) e Michael Lark (arte).

Preço: R$ 6,90

Data de lançamento: Outubro de 2001

Sinopse: O ano é 1938. Fortes luzes são vistas na superfície do planeta Marte, e cientistas da Terra tentam descobrir do que se trata tal fenômeno. Durante dez noites, as luzes se repetiam, até que pararam. Então, um misterioso objeto cai na cidade de Woking, e o editor do jornal Estrela Diária manda seu novo repórter, Clark Kent, cobrir o caso juntamente com outra jornalista, Lois Lane.

No local da queda já haviam curiosos e cientistas, entre eles Ogilvy e Lex Luthor. É quando seres extraterrestres começam a sair da nave com máquinas de guerra. Quase todos que estão perto são mortos, e a situação só não é pior porque Clark revela suas habilidades e luta contra os invasores.

Mas a situação é apenas temporária. Outros marcianos surgem e começam a dizimar tudo que encontram pela frente. Eles querem dominar a Terra, e nem o Super-Homem conseguirá impedi-los sozinho. Ele acaba sendo vencido e preso. Outros humanos também são detidos. Alguns trabalham como escravos, outros servem de alimentos.

No entanto, com o planeta praticamente conquistado, os marcianos começam a ficar doentes e morrer, devido a alguma infecção terrestre.

Apenas os que estão perto do Super-Homem ficam sadios, e Luthor ajuda os alienígenas a sintetizar uma cura. Mas Clark tenta impedir que isso aconteça, nem que para isso tenha precise sacrificar sua própria vida.

Positivo/Negativo: Superman: A Guerra dos Mundos foi baseada em um curioso caso que aconteceu em 1938 (coincidentemente, o mesmo ano em que o personagem foi publicado pela primeira vez): Orson Welles adaptou o clássico livro A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, para o seu programa de rádio e narrou o texto como se fosse uma cobertura jornalística. Milhares de americanos pensaram que estavam ouvindo um fato verídico e entraram em desespero (veja detalhes clicando aqui).

Roy Thomas usou este fato para criar uma história mostrando o que aconteceria se aquilo realmente tivesse ocorrido e existisse um Super-Homem para impedir a invasão. A trama está cheia de referências às primeiras aventuras do herói.

As coincidências começam pela capa, pois a pose do Super-Homem é a mesma de Superman #1, de 1939, a primeira revista em quadrinhos produzida para um único personagem.

Além disso, nas páginas iniciais, quando são mostrados alguns detalhes da infância de Clark, há uma reprodução das cenas que mostram a mesma época, no título Action Comics #1, de 1938, que publicou a primeira história do Homem de Aço. Até mesmo a capa de Action Comics #1 foi homenageada, na parte final da trama. Isso sem falar nos poderes do Super-Homem, os mesmos que ele tinha quando foi criado.

Os desenhos de Michael Lark estão ótimos, conseguindo captar bem o estilo de Joe Shuster.

De negativo, alguns erros de concordância, ocorridos no momento do letreiramento, como "Essa ceroulas são a prova de fogo?" (página 18, apesar de não haver numeração impressa) e "Aquelas coisas são rápido demais!" (pág. 34). Outro escorregão acontece logo nas primeiras páginas, quando Clark está lendo um jornal e as letras passam por cima de sua mão!

O editor Fernando Bertacchini entrou em contato com o Universo HQ e explicou a causa dos equívocos. "Peço desculpas a todos os leitores pelos erros que têm ocorrido e, por mais que o volume de trabalho esteja cada vez maior (graças a Deus), vamos redobrar a atenção para evitar que falhas como estas cheguem novamente às bancas. Estamos tentando melhorar um pouco mais a cada nova edição".

Além disso, o refile (corte final dado nas laterais, para acertar o formato) feito pela gráfica está sofrível, mutilando alguns balões e artes da história. Uma pena!

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA