SUPERMAN & BATMAN # 20
Título: SUPERMAN & BATMAN # 20 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autores: A Mulher Hipotética - Gail Simone (texto), José Luís García-López (desenhos) e Klaus Janson (arte-final);
Em Busca de Luz - Judd Winick (texto), Ron Garney, Ron Lin (desenhos) e Bill Reinhold (arte-final);
Maratona - Greg Rucka (roteiro), Cliff Richards (desenhos) e Ray Snyder (arte-final);
A Reunião - Geoff Johns, Dave Gibbons (roteiro), Patrick Gleason (desenhos) e Christian Alamy e Prentis Rollins (arte-final).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Fevereiro de 2007
Sinopse: A Mulher Hipotética - O micróbio Starro do general Dvory Tvzik contaminou Flash e ameaça toda a Liga da Justiça.
Em Busca de Luz - Dr. Luz enfrenta Mia e Connor na casa de Oliver Queen.
Maratona - A dramática invasão dos OMACs em Themyscira faz com que Mulher-Maravilha tenha que tomar uma decisão drástica.
A Reunião - Os Guardiões estão reunindo mais uma vez a Tropa dos Lanterna Verdes. Mas uma recruta não está muito disposta a participar.
Positivo/Negativo: Sem seu carro-chefe, que só retorna no final de Crise Infinita, Superman & Batman traz duas atrações extras nesta edição: um arco de Arquivos Confidenciais da Liga da Justiça e a estréia de Tropa dos Lanternas Verdes.
A volta do exército cósmico dos Guardiões tem seu lado nostálgico. Na seqüência do retorno de Hal Jordan, e Johns e Gibbons tratam de relembrar logo de cara a grandeza que o grupo teve e impõem um estilo épico. Ao mesmo tempo, espalham ganchos promissores para as futuras histórias e ligam a trama com a parte cósmica da Crise Infinita, inserindo a Tropa no contexto da guerra entre Rann e Thanagar.
Em Arquivos Confidenciais, a história de Gail Simone mostra-se interessante ao abordar sem chatices o papel da Liga na política internacional. Também traz um aspecto novo do vilão Bizarro e uma boa parceria de Garcia-López e Klaus Janson na arte.
Contudo, o título é mais frio, se for considerado o momento atual da Liga em seu título próprio, em que o grupo encontra-se dissolvido e com uma profunda crise entre os membros.
Nos Estados Unidos, o título JLA Classified foi amplamente anunciado como uma revista de arcos independentes, que podem se passar em qualquer tempo, com diferentes formações da Liga. Nele, bons autores criam novas histórias que não necessariamente estão ligadas ao que se passa na cronologia do título oficial - e, em tese, podem ser lidas a qualquer momento.
No Brasil, contudo, Arquivos Confidenciais está entrando sem grande alarde nas revistas, principalmente para realizar ajustes cronológicos necessários para o desenrolar da Crise Infinita - o arco de Warren Ellis, por exemplo, começa em março em Superman.
E não se vê nenhum alerta de que a história se desenvolve no passado, o que naturalmente pode gerar confusão para os leitores que não acompanham o mercado norte-americano com afinco. É uma correção que a Panini deveria adotar para os próximos números. Afinal, a trama destoa não só do resto da revista, mas de tudo o que se vê no Universo DC.
A exemplo da Tropa, tanto Arqueiro Verde quanto Mulher-Maravilha têm histórias vinculadas com a minissérie que está remexendo (de novo) o Universo DC. Enquanto Oliver Queen sofre conseqüências diretas de Crise de Identidade, a Princesa Amazona traz os bastidores de um fato apresentado em Crise Infinita # 3, em mais um bom roteiro de Greg Rucka.
Classificação: