SUPERMAN - SANGUE DOS MEUS ANCESTRAIS
Título: SUPERMAN - SANGUE DOS MEUS ANCESTRAIS (Mythos Editora) - Edição especial
Autores: Gil Kane (roteiro e desenhos), Steve Grant (roteiro e diálogos), John Buscema (desenhos) e Kevin Nowlan (arte-final).
Preço: R$ 7,40
Número de páginas: 64
Data de lançamento: Fevereiro de 2005
Sinopse: Enquanto na Nova Zelândia o Superman enfrenta uma poderosa criatura que consome as memórias de suas vítimas, milhares de anos no passado, El tenta achar seu próprio caminho em meio a um primitivo e caótico planeta Krypton.
Positivo/Negativo: Sangue dos meus Ancestrais diverge bastante do tom adotado nas aventuras tradicionais do Homem de Aço, e por isso mesmo é uma grata surpresa.
Um dos pontos interessantes é não saber - mesmo após lê-la até o final - se a trama se passa no universo regular do personagem ou em alguma linha temporal alternativa (Elseworld se preferir) sem amarras cronológicas.
Na história, que tem o Superman como coadjuvante, seu antepassado El é o grande astro. Ele seria o primeiro da família de mesmo nome, que se tornaria importantíssima para o desenvolvimento de Krypton. Jor-El, Kal-El e por aí vai.
O tom bíblico do roteiro é muito forte, aproximando por diversas vezes El de um tipo de Messias kryptoniano.
O que poderia render algo piegas ou no mínimo bobo, com constantes comparações entre o arquétipo do Super-homem de Nietzsche com um suposto salvador de um planeta sem esperança, é conduzido habilmente e conclui de maneira a não deixar dúvidas quanto ao leque de possibilidades que um ícone como o Superman ainda tem em termos de potenciais bons enredos.
A arte também tem uma ótima narrativa, além de ser uma curiosidade trágica deste especial. Gil Kane já havia feito cerca de um terço dos desenhos quando veio a falecer em 2000, devido a complicações causadas por um câncer.
Quem assumiu a tarefa foi John Buscema, que acabou morrendo no início de 2002, pouco depois de concluir a obra. A causa da morte também foi decorrente de um câncer.
O El desenhado por Buscema é quase idêntico ao Conan que por tanto tempo conduziu ao lado do parceiro Roy Thomas.
Vale lembrar que Conan era o personagem favorito de Buscema. Logo, dar a um antepassado do Superman quase suas feições exatas, chega a ser divertido.
Fora o fato de ter uma boa trama, conta também o fato de esta edição ser um documento único, pois conta com os últimos trabalhos de dois monstros das histórias em quadrinhos.
Classificação: