Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

SUPERMAN / SHAZAM! - O PRIMEIRO TROVÃO #1

1 dezembro 2006


Título: SUPERMAN / SHAZAM! - O PRIMEIRO TROVÃO #1 (Panini
Comics
) - Minissérie em duas edições
Autores: Judd Winick (roteiro) e Joshua Middleton (desenhos).

Preço: R$ 7,50

Número de páginas: 64

Data de lançamento: Agosto de 2006

Sinopse: Capitão Marvel, em início de carreira, encontra Superman, também com pouco tempo de combate ao crime, cerca de um ano.

Vilões atacam museus em Metrópolis e Fawcett City, atrás de objetos com particularidades místicas, o que provoca a união dos poderosos heróis.

Por trás de tudo, o bilionário Dr. Silvana, que pretende fechar um laboratório que atrapalha seus planos financeiros e, de quebra, eliminar seu novo (super) oponente. Mesmo que, para isso, tenha que solicitar a ajuda de alguém que odeia: Lex Luthor.

Positivo/Negativo: Capitão Marvel (Shazam) é uma legenda dos quadrinhos de super-heróis, pertencente à época de ouro dos quadrinhos, e chegou a ver seu titulo bater as vendas da revista do Homem de Aço naqueles dias.

Hoje, relegado ao segundo plano na DC, aparenta voltar ao panteão dos heróis importantes, o que teve início em sua participação na Sociedade da Justiça, seguida por essa minissérie e que deverá ter seu clímax na saga The Trials of Shazam! e na aguardada trama Shazam! - Monster Society of Evil, que está sendo finalizada por Jeff Smith (Bone).

Se a principio a trama desta minissérie não empolga, ao menos entretém: é sempre divertido o encontro de ícones dos quadrinhos. O desenho de Middleton está bacana, e o roteiro de Winick, um escritor de altos e baixos, começa de maneira interessante.

O melhor é a caracterização de Billy Batson, finalmente retratado de uma maneira condizente com o que um leitor médio esperaria, e decentemente modernizada, ao contrário do titulo escrito por Jerry Ordway na década de 1990, que pecou em alguns pontos. Aqui, ele é um garoto que não é "bobo" - longe disso. Está, sim, animado com as possibilidades quase ilimitadas de seus recém-adquiridos poderes, e reage de acordo com a sua idade.

Outro aspecto interessante dessa primeira parte é a empolgação do Capitão quando conhece Superman. Ele fica deslumbrado com as variantes dos poderes do Homem de Aço - super-sopro, visão de calor, visão de raios-x, superaudição. A trama deixa inclusive subentendido que o kryptoniano seria mais poderoso que Marvel, a não ser no aspecto da magia.

Doutor Silvana é agora mesquinho e ardiloso, e deixa definitivamente de ser engraçado, como na maior parte de sua carreira nas HQs. Já Luthor faz uma pequena ponta, apenas para ajudar o outro vilão a descobrir o que pode sobre o Capitão. Aí, Silvana passa a saber que existe um garoto que se transforma no herói.

Pancadarias que não poderiam fugir ao gênero, incluindo lutas com robôs e monstros místicos, também marcam presença.

Tinha tudo para ser, no máximo, uma história divertida na edição
seguinte
. Ledo engano.
 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA