TARJA PRETA #5
Título: TARJA PRETA #5 (Fechou) - Revista sem periodicidade
fixa
Autores: Allan Sieber, Arnaldo Branco, Daniel Paiva, Danielo, Daniel Malc e Iuri Casaes, Donida, Fernando de la Roque, Flávio, Johandson, Juca, Lattuff, Leonardo, Renata Negrelle, Zé Colméia, MZK, Dúnia, Gustavo Goose, Pablo Calçado, Schiavon, Sylvio Ayala, Chiquinha, Gabriel Renner, Mauren Veras, Guabiras, Adolfo Sá, Gomez, Stevz, Ernán, Terranova (cartuns, tirinhas e HQs), Bruno Natal, Daniel Paixa, Emerson Gasperin, Matias Maxx (textos).
Preço: R$ 4,00
Número de páginas: 120
Data de lançamento: Março de 2007
Sinopse: Revista de humor com quadrinhos, cartuns, tiras e textos feitos por diversos colaboradores.
Positivo/Negativo: O quinto número de Tarja Preta vem com mais páginas, depois de um ano e meio sem sair. Editada por Matias Maxx e Juca, a revista continua no mesmo esquema: publicar vários quadrinhos de humor de muita gente diferente ao mesmo tempo.
Os temas são os característicos desse gênero de publicação: sexo, drogas, um pouco de política fora-Bush bem de leve, quase nada de rock. E, em caso de desavença, como se trata de uma revista de humor, o melhor é rir em vez de torcer o bico - porque a idéia, muitas vezes, é só provocar.
Também não dá para esperar uma edição de luxo: a capa colorida, com o genial Jaca desenhando o Capitão Presença em formato de Meninas Superpoderosas, é o supra-sumo da qualidade gráfica da revista - o miolo é de papel jornal, com impressão ora borrada, ora lavada, ora OK. O resultado é o preço: R$ 4,00, excelente para uma revista de 120 páginas com material bem bacana.
O próprio Capitão Presença é destaque. O personagem de Arnaldo Branco já ganhou até um álbum da Conrad, mas é na Tarja Preta que ele fica mais em casa. A idéia por trás do "Preza" é ser pautado pelas regras do Creative Commons, uma variação do direito autoral que permite que qualquer pessoa desenhá-lo.
O resultado é que muita gente desenha e manda para o próprio Arnaldo, que reúne o material e publica na Tarja Preta. Neste número, contribuem Daniel Paiva, Gabriel Renner, Mauren Veras e Guaibiras. O próprio Arnaldo fez apenas tirinhas menores.
Outros destaques da edição são:
Papo de Cinzeiro, em que Sylvio Ayala faz uma retrospectiva sobre o policiamento em torno dos vícios a partir do ponto-de-vista de bitucas de cigarro.
Tarja Preta - Remédios do Mal, de Arnaldo Branco, é uma tirinha com o mesmo nome da revista em que remédios tarja preta atacam os outros medicamentos em uma farmácia. O autor também faz uma divertida crônica em quadrinhos sobre os bastidores da FIQ 2005.
Boldinho - Uma versão maconheira da Turma da Mônica, por Daniel Paiva.
Peçanha - Uma HQ policial com animais antropomórficos de Juca.
Liga da Vesga - Uma HQ de super-heróis surreal do sempre brilhante Schiavon.
Autônomo e Encarnado - Duas histórias com a arte espetacular de MZK.
Classificação: